Pc   Xbox

Jogamos: A delicadeza e acuracidade de Ori and the Will of the Wisps

Gameplay e gráficos ainda mais polidos e bonitos do que nunca

Por Jessica Pinheiro 23.10.2019 12H00

Durante a Brasil Game Show 2019, uma das atrações do estande da Xbox era Ori and the Will of the Wisps, continuação direta de Ori and the Blind Forest, lançado em 2015. O primeiro jogo oferecia exploração pautada no gênero MetroidVania com elementos de plataforma, além de bastante desafio e gráficos 2.5D.

A mistura deu muito certo e ainda adicionava belíssimos visuais, canções intimistas e trama emocionante na receita, entregando assim um dos melhores jogos do gênero. Em Ori and the Will of the Wisps esses ingredientes estão presentes novamente, só que com uma qualidade ainda melhor. 

A jogabilidade, por exemplo, está mais ágil e acurada; e, como Ori apresenta suas novas habilidades desde o início, senti que a curva de aprendizagem para um jogador de primeira viagem, por exemplo, está mais dinâmica e intrigante. Afinal, a criaturinha que protagoniza o game executa diferentes técnicas e está bastante poderosa…

Então o que poderia ser seu grande desafio dessa vez? Infelizmente, a demonstração era situada em um ponto enigmático da trama, então ainda não se sabe o que exatamente Ori irá enfrentar neste novo capítulo de sua jornada. Ainda assim, ele está maior e mais maduro, e desliza pelo cenário com mais destreza e graciosidade do que no jogo anterior.

O segredo está no gameplay

Como já mencionado, a jogabilidade de Ori and the Will of the Wisps está ainda melhor do que no primeiro jogo. E mesmo que você nunca tenha sequer tocado em Ori and the Blind Forest, poderá sentir em que as mecânicas apresentadas nesta sequência passam a sensação de um gameplay mais elaborado, “rico” por assim dizer.

Isso porque o gameplay foi embutido com detalhes e trejeitos que fazem toda a diferença. Um bom exemplo é a maneira como Ori desfere golpes com a espada, sua principal arma. As técnicas, somadas às animações, fluem e vibram em perfeita sinergia, respectivamente. Além disso, a criatura pode combinar os ataques com outros poderes e emendar combos.

Ori pode também usar outras técnicas derivadas de luz: uma bomba e uma espécie de arco e flecha; e nas habilidades passivas está um laço para se prender em ganchos e, assim, alcançar lugares altos com mais praticidade. O protagonista pode ainda usar impulsos em terra e no ar, o que torna toda a exploração mais dinâmica e divertida.

Perto do fim da demonstração, foi possível adquirir também a habilidade de deslizar pela areia, o que por sua vez melhora mais ainda a cadência da exploração e mostra, de uma vez por todas, como os designs dos cenários de Ori são inteligentes - além de belíssimos e diversificados.

Ori and the Will of the Wisps chega em 11 de fevereiro de 2020 para e Windows 10 e Xbox One, com acesso no dia 1 aos assinantes de Xbox Game Pass. Enquanto o game não chega, vale aproveitar a recente chegada do primeiro jogo, Ori and the Blind Forest, ao Nintendo Switch.