Hardware do Project Scarlett terá duas vezes a potência do Xbox One X, diz site

Console de próxima geração mais potente da Microsoft pode embarcar até 12 teraflops

Por Rafael Romer 09.12.2019 15H40

Conforme nos aproximamos da chegada de consoles de próxima geração da Microsoft e da Sony, detalhes sobre o hardware e capacidades das novas máquinas de ambas marcas já começaram a pipocar na internet nas últimas semanas.

Nesta segunda-feira (09), uma nova reportagem publicada pelo Windows Central dá conta de alguns destes detalhes, revelando informações do que poderá estar por baixo do capô das duas máquinas da da família Xbox Scarlett, Anaconda e Lockhart.

Citando múltiplas fontes "próximas ao tema", a publicação indica que o Xbox Anaconda, versão mais potente dos consoles de próxima geração da Microsoft, tem a meta de embarcar 12 teraflops (TF) de potência.

A capacidade é o dobro da potência do Xbox One X, console de 6 TF que é considerado o mais poderoso console da geração atual. O Xbox Lockhart, por sua vez, deverá embarcar 4 TF.

Ainda segundo a publicação, os dois consoles de próxima geração também trarão oito núcleos de CPU com cerca de 3,5GHz – um pouco superior no Anaconda do que no Lockhart. Com otimizações de software, a expectativa é que o Anaconda performe até cinco vezes melhor que o Xbox One X.

No total, o console de codinome Anaconda terá 16GB de RAM, sendo 13 GB focados em games. Comparando novamente com o Xbox One X, o aumento é considerável, já que o atual console tem apenas 9 GB de RAM disponível para games.

Com a implementação de novas SSD, a expectativa também é de uma queda dramática no tempo de carregamento de jogos. De acordo com as informações obtidas pelo Windows Central, jogos poderão carregar em segundos conteúdos que precisam de até um minuto de loading atualmente.

Também será possível começar a jogar um título via streaming através do Project xCloud enquanto seu download local acontece.

As informações, é claro, não foram confirmadas pela Microsoft – e a publicação destaca que os planos da empresa ainda podem mudar até o lançamento oficial do Lockhart e Anaconda, o que significa que os dados podem não ser finais. De qualquer forma, o lançamento dos consoles Xbox Scarlett são previstos para o final de 2020.