Pc   Xbox

Halo Infinite: estúdio comenta polêmica dos gráficos e explica “reboot”

343 fala em entrevista sobre a entrada de Halo na onda dos jogos como serviço, o novo design de mundo aberto e os novos recursos de jogabilidade

Por Guilherme Dias 27.07.2020 09H00

A aguardada revelação do gameplay da campanha de Halo Infinite aconteceu durante o Xbox Showcase e provocou discussões inflamadas sobre o visual do jogo. Porém, quase ignoradas em meio a essa distração, foram reveladas várias novidades que devem mudar o rumo da série.

No dia seguinte ao evento, o The Enemy participou de uma sessão de perguntas e respostas com desenvolvedores do estúdio 343 Industries para entender melhor do que se trata a próxima aventura de Master Chief — e como eles se posicionam sobre a controvérsia dos gráficos.

Um “reboot espiritual” e a mudança para game como serviço

A 343 insiste em dizer que Halo Infinite é um “reboot espiritual” da franquia, ainda que ele supostamente devesse ser a parte final da prometida “Trilogia Reclaimer” iniciada com Halo 4 em 2012. 

Durante a entrevista, os desenvolvedores explicaram que querem trazer os fãs antigos de volta, mas também contemplar as pessoas que estão conhecendo a franquia agora. 

Talvez a mais drástica entre as mudanças desse “reboot” seja transformar a série que fazia apenas games “fechados” em um live game ou jogo como serviço, tal como Destiny. O estúdio afirma que esse é o seu projeto mais ambicioso até agora.

A 343 pretende atualizar Halo Infinite continuamente ao longo de 10 anos. Portanto, eles não vão começar a desenvolver um “Halo 7” após a conclusão deste, mas criar vários conteúdos pós-lançamento para manter os jogadores investidos no game. 

Questionado se há sequer um desfecho na campanha de Infinite, o diretor criativo Paul Crocker afirmou: “Existe uma conclusão, mas também estamos olhando para o futuro”.

O primeiro Halo de mundo aberto

Halo Infinite muda o formato de level design tradicional da série, em capítulos fechados que compreendem áreas grandes exploráveis, para o de mundo aberto

Ou pelo menos, é o que ficou subentendido, já que os desenvolvedores não deram detalhes se o design é baseado em um hub cheio de áreas maiores, tal como vimos em Gears 5 e God of War, ou se teremos uma única área explorável.

Haverá novas atividades e missões opcionais. No entanto, a promessa é de que o cenário do anel foi projetado para ser explorado sem exageros de tamanho de mapa que possam deixar o jogador perdido. 

O jogador poderá escolher suas próprias rotas e a forma que ele escolher fazer isso vai trazer uma experiência diferente do mundo que seus amigos tiveram, segundo os desenvolvedores.

Desta forma, Halo terá pela primeira vez um “mapa tático” com pontos de interesse. Ainda que tenha sido muito vago sobre isso, o chefe de design Jerry Hook disse que encontraremos “coisas muito especiais” no anel, segredos que vão ajudar Chief em sua missão.

Apelando para nostalgia

Foi confirmado que o multiplayer cooperativo com tela dividida, marca registrada da série mas ausente em Halo 5: Guardians, estará de volta.

Após a má recepção da campanha do último game por parte dos veteranos, a 343 vem tentando resgatar elementos dos jogos da Bungie e inseri-los em seu novo jogo. 

Além da arte da capa, que é claramente uma homenagem a Halo: Combat Evolved, existe uma série de coisas entre o material divulgado que faz referência à trilogia original. O trecho da demo, que se passa no meio da campanha, por exemplo, faz referência ao segundo capítulo de Combat Evolved, quando Master Chief chega à Instalação 04.

Um dos nossos objetivos principais desde que começamos Halo Infinite é reacender essa sensação de mistério e imaginação que os jogadores sentiram no começo da franquia, como quando você chega no anel em Halo: Combat Evolved”, explica o líder do desenvolvimento do jogo Chris Lee.

Outra coisa que os fãs reconheceram nos trailers, foi o retorno dos emblemáticos temas musicais da série nos trailers. 

A demo traz mais desse clima em sua trilha e os desenvolvedores revelaram durante o evento de coletiva que existe um segundo compositor trabalhando no jogo.

Gareth Coker, que fez toda a música de ambos os games da série Ori, se junta a Curtis Schweitzer para criar toda a música de Infinite. 

Novas mecânicas, bom e velho sandbox

Na tentativa de retornar à sensação de gameplay mais livre, com características sandbox, dos jogos da Bungie, alguns equipamentos foram incluídos para aumentar a dinâmica e proporcionar novas formas de abordagem no combate.

Como visto na demo, Master Chief agora conta com um inédito gancho projétil, que oferece várias novas manobras como se chegar até o inimigo para combate corpo a corpo, agarrar objetos explosivos e acessar locais. 

E além do já conhecido escudo de energia, que está retornando com um novo design, os desenvolvedores prometeram que vão entregar mais ferramentas desse tipo para fins de exploração e combate, mas que só serão reveladas no futuro.

Vale dizer que na demo foi possível ver no HUD a existência de uma seção de upgrades. É a primeira vez na série que algum tipo de progressão ou evolução do personagem é incluída.

Os desenvolvedores não quiseram dar detalhes sobre isso, mas fizeram questão de dizer que Halo Infinite não é um RPG e portanto o jogo não será muito complexo nesse aspecto.

O que sabemos sobre a história de Halo Infinite

A 343 diz que, mesmo Halo Infinite sendo uma sequência direta de Halo 5, não haverá uma recapitulação dos eventos passados, já que eles criando em um “reboot espiritual”. 

Entretanto, isso pode deixar as coisas confusas para novatos, uma vez que a trama do jogo anterior terminou em um gancho.

Nos trailers, além de uma menção sutil a Cortana, o único aliado que vemos é um piloto, que até agora não teve seu nome revelado. 

Nós quisemos criar um personagem que fosse um tipo de justaposição ao Chief”, explica o diretor criativo sobre o Piloto. “O Chief é o maior soldado do universo, que protege a humanidade em todas as ocasiões. E o Piloto é o personagem mais humano que nós já criamos na franquia. Ele é basicamente o cara mais normal que poderia ser colocado nessa situação maluca. Imagine você indo em uma aventura com o Chief, como você se sentiria enquanto você assiste”.

Esta é a primeira vez que os Brutes retornam à série principal desde Halo: Reach (2010). No entanto, a trama vai seguir os eventos de Halo Wars 2, spin-off de estratégia lançado em 2016. Logo, os inimigos que vemos não são mais da aliança de raças alienígenas conhecida como Covenant e sim dos Banidos, exército do brute Atriox.

O único outro personagem revelado foi o Chefe de Guerra Escharum, o brute comandante das forças dos Banidos. Esse exército ocupou o halo e estão empolgados para enfrentar o lendário Master Chief, que está tentando retomar o anel.

A controvérsia sobre os gráficos do jogo

Houve uma repercussão negativa na tarde da revelação do gameplay na internet. Espectadores tiraram prints e fizeram memes com modelos em baixa textura nas redes sociais, produtores de conteúdo e analistas expressaram seu descontentamento e preocupação com o que viram.

Várias comparações foram feitas com os mais recentes jogos exclusivos do PlayStation 4, que apresentavam visuais melhores do que o principal game de lançamento da próxima geração do Xbox.

Antes mesmo da chance de pedir um posicionamento da 343 sobre isso, tivemos a chance de assistir mais uma vez à demo com comentários dos próprios desenvolvedores, explicando certos aspectos técnicos do jogo.

“Nós pudemos trazer mais de 10 vezes o poder de processamento por pixel do que fizemos em Halo 5, o que nos permitiu entregar essa experiência que é diferente de tudo que fizemos em Halo antes”, explicou Chris Lee, líder de desenvolvimento de Halo Infinite.

A expressão “fidelity”, que pode ser traduzida como “qualidade visual”, foi dita repetidas vezes durante o evento, e especialmente na demo narrada quando há um close no rosto do Escharum — o que é irônico, pois é um dos momentos em que as texturas e iluminação mais exibem sinais de obsolescência.

Quando questionados diretamente sobre as reações negativas geradas a partir do que foi mostrado durante a live do Xbox Showcase, Lee argumentou:

“Primeiro, é importante ver a demo da campanha e os elementos do jogo em resolução 4K, versão que agora está disponível. Eu acho que isso vai permitir que as pessoas enxerguem o jogo em sua qualidade visual completa e isso é importante. Eu também penso que é parte do nosso “reboot espiritual” que estejamos abraçando estilos artísticos icônicos que englobam partes diferentes da franquia e que realmente acertem o visual para trazer elementos mais simples e icônicos para o jogo. E, é claro, nós ainda estamos no processo de desenvolvimento e nós temos muito pela frente para polir e levar o jogo à sua melhor qualidade visual — isso é definitivamente um trabalho em construção. Portanto, o jogo vai ter aparência e jogabilidade incríveis quando os jogadores colocarem as mãos nele neste fim de ano. 

Halo Infinite está em desenvolvimento sob a tecnologia de um motor gráfico totalmente novo. Criada com Infinite em mente, a SplipSpace Engine tem a missão de entregar resultados satisfatórios enquanto é suportada não apenas pelo Xbox Series X, mas pelo PC e Xbox One.

A visão de lançar um jogo que precisa estar otimizado em todos os dispositivos, enquanto roda em 4K, a 60 quadros por segundo, com direito a tela divida e em um cenário de mundo aberto pode ser um grande desafio. 

Smart Delivery e xCloud

Sobre as versões do game de uma geração para a outra, o Smart Delivery fará o upgrade da versão do Xbox One para o Xbox Series X automaticamente, para aqueles que compraram Infinite nesta geração e pretendem jogá-lo na próxima. 

Assim que o disco for inserido, o download com os aperfeiçoamentos é iniciável. Halo Infinite também estará jogável via xCloud, o serviço de gaming em nuvem da Microsoft prometido para este ano — mas ainda sem data de lançamento no Brasil.

A 343 Industries afirma que a campanha de Halo Infinite será “muitas vezes maior” que as de Halo 4 e 5 somadas e que ele trará a maior variedade de armas que a franquia já apresentou.

E o multiplayer?

Quando questionado sobre o multiplayer, que é a razão de grande parte da comunidade jogar Halo, Lee disse que só veremos novidades sobre essa assunto nos próximos meses. Mas ele garantiu que o multiplayer será lançado junto com a campanha, ao contrário do que alguns rumores diziam.

Outros rumores indicam que teremos um novo evento do Xbox no mês de agosto. Seria não apenas a oportunidade para mostrar o Xbox Lockhart, suposto console mais barato e sem drive da próxima geração, e também uma visão mais positiva de Halo Infinite por meio do multiplayer.