Windows   Pc   Xbox

Fortnite não está no xCloud por ser considerado concorrente da Epic Games

Para empresa, plataforma da Microsoft compete com serviços

Por Daniel Trefilio 29.04.2021 10H11
Crédito: Divulgação / Xbox

De acordo com Joe Kreiner, Vice Presidente de Negócios da Epic Games, a empresa deliberadamente não oferece Fortnite no serviço de jogos em nuvem xCloud, da Microsoft, por o considerar um concorrente a algumas de suas fontes de receita no PC.

A declaração de Kreiner foi parte de um depoimento do processo entre Epic e Apple tornada parcialmente pública. Quando questionado sobre a ausência de Fortnite no serviço de jogos disponibilizados via nuvem da Xbox, Kreiner afirmou ser uma decisão deliberada, mas o restante da declaração em que supostamente Kreiner explicaria a fundo essas razões foi omitido.

Divulgação / Microsoft

Ainda que não haja uma explicação oficial para não oferecer o carro chefe da Epic Games no xCloud, recentemente a empresa fez uma parceria com a Nvidia para disponibilizar vários de seus jogos, inclusive Fortnite, no serviço de nuvem GeForce Now, com inscrições abertas para o Beta no país, e toda a receita de compras feita dentro dos jogos rodando através do GeForce Now vai diretamente para a Epic Games.

Divulgação / GeForce Now

No Xbox Cloud Gaming haveria um repasse parcial para a Xbox, como já acontece em todas as versões de console distribuídos pelas lojas digitais proprietárias de cada plataforma, PlayStation Store, Xbox Store e Nintendo eShop. Dessa forma é natural que a Epic Games queira optar por dar exclusividade a plataformas em que as receitas geradas por seus jogos seja menos afetada pelos serviços de distribuição, razão principal do processo entre Epic e Apple, cujas taxas da App Store são geralmente de 30% sobre todos os serviços, jogos ou assinaturas efetuados dentro da loja.

A nova temporada de Fortnite com crossover com o universo da DC Comics pode ser jogado em todas as plataformas, exceto dispositivos da Apple, ao menos até o GeForce Now estar disponível oficialmente no país.

Recentemente, o beta do xCloud chegou ao iOS.