Xbox   Pc   Playstation

Review: LEGO 2K Drive tem boa gameplay, mas peca em microtransações

Novo jogo da Visual Concept traz corridas dinâmicas e personagens carismáticos

Por Isadora Basile 22.05.2023 16H30

LEGO surgiu em 1932 e fez parte da infância de algumas gerações, mantendo de diversos modos o seu atrativo principal: a imaginação. Em LEGO 2K Drive, a imaginação flui de maneira sensacional durante toda a jornada, trazendo os mais diversos diferenciais quando comparado a outros jogos do gênero. 

O jogo desenvolvido pela Visual Concept, experiente em outros jogos esportivos publicados pela 2K como NBA 2K, proporciona cerca de oito horas de gameplay no modo história, onde você explora os mais diversos biomas num mundo semi-aberto extremamente criativo e livre.

2K

Com um humor no mínimo divertido e uma excelente localização em português do Brasil, LEGO 2K Drive foi uma grata surpresa. 

História

A narrativa do game não tem nada de muito profundo, mas sinceramente não é algo que eu esperava. É uma história simples, mas que entrega o que promete, sem cair no genérico. No jogo você é um piloto iniciante com uma carreira pela frente, cujo objetivo é derrotar o maligno Sombra Z, um piloto que, literalmente, passa por cima de tudo para conseguir o que quer. 

Como antes mencionado, o jogo traz um humor leve e divertido. O avanço da história acontece por meio das corridas principais, nas quais você sempre tem rivais específicos para derrotar.

2K

Os diversos NPCs presentes, desde seu técnico até o robô que te dá diversos tutoriais ao longo da jornada, falam em toda oportunidade possível, às vezes até demais. Felizmente isso não quebra o ritmo da gameplay e o jogo te permite pular os diálogos rapidamente se você preferir.

Gameplay

A gameplay de LEGO 2K Drive é extremamente satisfatória. Talvez por consequência do mundo aberto, a exploração presente no jogo consegue se alinhar perfeitamente ao gameplay, evitando percursos sem rumo. Um dos pontos mais interessantes é a troca automática de veículo dependendo da superfície do circuito, variando entre carros para pista, carros para percursos terrestres e veículos aquáticos.

2K

O jogo se apoia em atividades secundárias que são absolutamente variadas e te preparam para as corridas principais. Mesmo sendo um jogo, de certa forma, voltado ao público infantil, algumas mecânicas precisam de treino para serem de fato dominadas, como a curva rápida e a derrapagem. O processo de aprendizagem como um todo é fluido e divertido, passando longe da frustração.

As corridas principais são super dinâmicas e com pistas e biomas variados, contando com uma série de poderes aleatórios espalhados por todo o circuito que enriquecem a gameplay, como mísseis, foguetes, teias de aranha e até uma habilidade fantasma que aumenta sua velocidade e te permite ultrapassar inimigos.

Exploração

Com um mundo aberto com quatro diferentes áreas e biomas distintos, o jogo impossibilita o tédio. Por meio das corridas principais você evolui seu nível, porém em diversos momentos você vai precisar completar Eventos Súbitos, Missões e Desafios para subir de nível entre corridas.

2K

Várias atividades extras não são marcadas no mapa, então você terá que explorar por conta própria, assim encontrando vários circuitos criativos que vão desde desafios de pular diversas estruturas no menor tempo possível, até levar um ovo gigante até uma frigideira gigantesca.

A parte mais divertida do mundo é que praticamente tudo nele, exceto construções, pode ser destruído e o jogo não te pune por isso, muito pelo contrário, pois existem até conquistas com metas de objetos destruídos. Até os personagens, figurantes ou não, podem ser atropelados.

Personalização e microtransações

2K

Como a alma da franquia LEGO como um todo é a imaginação, a personalização dos carros era uma das minhas maiores expectativas em relação ao jogo. A Garagem te permite personalizar completamente o seu carro, indo muito além da personalização de cores e motores, mas inclusive permitindo que o jogador monte um carro do zero, peça por peça, se assim preferir.

O jogo traz diversos carros dentro do padrão do estilo, mas também carros que você provavelmente não vai usar em corridas, mas sim para diversão própria, como carros em formato de hambúrguer.

Eu, particularmente, não usei muitas vezes a função de criar um carro por ser um processo bem lento, mas os jogadores mais interessados na personalização intensa vão ficar satisfeitos.

Em termos de personalização do seu personagem, o jogo deixa a desejar. Os personagens são padronizados pelo jogo e nem sequer a cor de cabelo pode ser alterada. Se apoiando em microtransações, você pode comprar além de carros, as chamadas minifiguras, que são limitadamente conquistadas na campanha.

O jogo permite que você compre novas caracterizações de personagem com uma quantidade imensa de dinheiro, com opções que variam entre 4 a 6 mil em dinheiro do game. O jogo é bem miserável com o dinheiro obtido ao longo da jornada e pode ser considerado não tão recompensador nesse sentido. Mas claro, o jogo te permite gastar dinheiro real para adquirir moedas para converter em dinheiro no jogo e assim, comprar não apenas minifiguras mais legais, como obviamente, carros melhores também.

2K

As moedas compradas com dinheiro real estão longe de serem baratas, muito pelo contrário. O pacote mais caro custa R$264,90 por 6.500 moedas. Além das opções limitadas de compras, fazendo com que você possivelmente tenha que comprar moedas a mais para comprar o que deseja.

Vale a pena?

LEGO 2K Drive tem uma campanha satisfatória, com uma exploração rica e gameplay boa. Essa review foi feita com base no desempenho do jogo no Xbox Series X e ao longo das cerca de oito horas de gameplay, não notei bugs ou quedas de performance, mesmo nos mapas mais pesados.

O maior defeito do jogo é se pendurar em microtransações muito facilmente acessíveis, principalmente levando em consideração que o jogo é voltado para o público infantil. Fora essa questão, que não pode ser ignorada, me diverti muito com a gameplay e exploração. A personalização dos carros é o paraíso para fãs de longa data da franquia. Uma pena que a personalização dos personagens não é inclusa no jogo também. 

É um excelente jogo para jogar entre amigos e família. O game conta com um humor carismático e até inteligente em determinados momentos.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

Nota do crítico