Antigo chefe do Xbox não acreditava no console original, diz cocriador

Seamus Blackley declarou que Don Mattrick quase impediu apresentação do protótipo na EA Canada

Por Victor Ferreira 06.03.2019 12H00

Entre 2007 e 2013, Don Mattrick serviu como chefe da divisão de games Xbox, da Microsoft, tanto como vice-presidente sênior quanto presidente do setor de entretenimento interativo da companhia.

Em uma virada do destino curiosa, de acordo com um dos criadores do Xbox original, Seamus Blackley, originalmente Mattrick era extremamente cético quanto a um console da Microsoft, chegando a quase impedir uma apresentação quando era executivo da Electronic Arts.

"Eu nunca disse isso antes, mas a ironia do Don Mattrick como Chefe de Xbox era gigante para mim: quando eu fui para a EA Canada pela primeira vez para apresentar a ideia de um console da Microsoft, ele quase me impediu de falar com a companhia porque ele não acreditava que era possível. Foi tenso."

No fim das contas, o Xbox provou seu valor na indústria, e Mattrick foi chamado para assumir a marca após sair da EA.

Inicialmente, sua gestão foi extremamente elogiada, graças principalmente ao sucesso do Kinect no Xbox 360. Atualmente, porém, a gestão de Mattrick é fonte de críticas, principalmente em relação a decisões quanto ao Xbox One como uma plataforma multimídia e por inicialmente requerer conexão constante com a internet, o que causou receio por parte de consumidores e levou o console a ficar atrás nas vendas de seu principal rival, o PlayStation 4.

Mattrick deixou a Microsoft em 2013, assumindo o papel de CEO da empresa de games Zynga. Em 2015, após retornos abaixo do esperado, Mattrick deixou o cargo.

Atualmente, o chefe da divisão Xbox é Phil Spencer, que serviu como gerente geral do Microsoft Studios durante a gestão de Mattrick, e que ajudou a revitalizar o setor de games após o desempenho inicial fraco do Xbox One, graças a implementação de serviços como o Xbox Game Pass, um sistema de retrocompatibilidade com o Xbox 360 e o Xbox original, e o projeto de descentralização da plataforma que pode trazer o Xbox Live e o Game Pass para o Nintendo Switch.