O que esperar da conferência Google I/O 2018

Com Android P, Wear OS e novidades sobre aplicativos, evento começa nesta terça-feira (08)

Por Rafael Romer 07.05.2018 11H00

Como é tradição na indústria de tecnologia, o mês de maio é o momento em que grandes empresas do setor divulgam algumas de suas as principais novidades para o ano – exatamente o que a Google fará a partir desta terça-feira (08), durante o Google I/O 2018, seu principal evento para desenvolvedores.

Como de costume, a conferência deverá focar em novidades de software da companhia, como a aguardada próxima versão do sistema operacional móvel Android. Os lançamentos de hardware, como a terceira geração de smartphones Pixel, costumam chegar apenas no segundo semestre.

Para quem não consegue segurar até amanhã, no entanto, uma boa quantidade de spoilers circula pela internet há algumas semanas e já nos permite antecipar novidades que serão apresentadas durante o I/O. Veja abaixo algumas das principais.

Gooogle/Divulgação

Android P

Grande protagonista do Google I/O, o Android P já está rondando a web desde março, quando a primeira preview do software foi liberada para desenvolvedores.

Além de melhorias de performance e de consumo de bateria, entres as grandes novidades que já foram identificadas no sistema está o suporte oficial para smartphones com o "notch" – corte na parte superior da tela que foi apresentado pela primeira vez no iPhone X e agora já está em modelos Android como o LG G7 ThinQ, Zenfone 5 e Huawei P20.

Reprodução/Google

Com o suporte oficial, desenvolvedores tecnicamente não precisarão mais de gambiarras para conseguir que seus aplicativos funcionem nos displays recordados, melhorando a interação de usuários com o sistema. Rumores sugerem ainda que o novo Android trará uma série de controles com gestos para o sistema, de forma similar aos adotados pela Apple com o iPhone X para acomodar o sumiço do botão home.

Mudanças no visual do sistema operacional também são esperadas, incluindo bordas arredondadas em alguns menus. Atalhos para respostas rápidas, similares as disponíveis hoje no Gmail, também poderão ser utilizados em aplicativos de mensageria.

Reprodução

Por fim, vale destacar também as novas opções de segurança que deverão chegar com o Android P. Na nova versão do sistema, aplicativos que estão rodando no background terão acesso restrito ao microfone, câmera e sensores do smartphone, o que promete trazer um pouco de tranquilidade para usuários preocupados com privacidade.

Google Assistant e Inteligência Artificial

Reprodução

Sistemas de inteligência artificial são um dos pilares mais importantes dos negócios do Google e, certamente, novidades nessa área devem ser reveladas durante o I/O 2018.

Entre os anúncios esperados para esta edição estão atualizações no Google Lens, aplicativo anunciado no ano passado que usa visão computacional e aprendizado de máquina para buscar informações relevantes sobre objetos visualizados pela câmera do smartphone.

Quem indica que updates estão chegando é a própria LG, que anunciou que G7 ThinQ será o primeiro smartphone a embarcar novas capacidades do Lens. O anúncio, segundo a LG, virá no próprio I/O 2018 – ainda que nada sobre os novos recursos tenha sido detalhado.

Reprodução

São esperadas também novidades para o Google Assistant, assistente de AI da empresa que rivaliza sistemas como Amazon Alexa, Cortana (Microsoft) e Siri (Apple). A companhia já começou a expandir a disponibilidade do Google Home para novos países – nominalmente, a Índia – e através de produtos de outras fabricantes carregados com sua inteligência. Tudo isso sugere que mais uma rodada de expansão poderia ser revelada no I/O.

Aplicativos do Google

Divulgação/Google

O Google I/O é frequentemente palco para a Google demonstrar o que planeja fazer com seus próprios aplicativos – como Photos, Gmail ou Play.

Desta vez, no entanto, boa parte das novidades devem ficar por conta do Google News, app de notícias da empresa. Segundo informações do AdAge, o serviço deve receber um novo design que tem como objetivo "consolidar" toda as interfaces que a Google oferece hoje para consumo de notícias.

Entre as mudanças esperadas estão um tempo mais rápido de carregamento de páginas e maior integração com vídeos do YouTube. O aplicativo Google Newsstand também deverá deixar de existir. A expectativa é que o novo app seja lançado já na terça-feira, após seu anúncio oficial.

Outro projeto que também pode receber mais detalhes no evento é o Chatnovo padrão para substituir SMS  que é desenvolvido pela Google.

Jogos?

Apesar de seu tamanho e de operar a loja de aplicativos Play – onde milhares de jogos estão disponíveis –, a Google não é particularmente reconhecida por sua atuação na área de games. Duas notícias deste ano, no entanto, dão sinais de que isso poderá mudar em breve.

A primeira delas, surgida em fevereiro, é da existência do projeto Yeti, um serviço de assinatura para streaming de jogos através do Chromecast.

Rumores sobre o projeto são fortalecidos pela contratação de Phil Harrison pela companhia, um ex-executivo com passagens pelas divisões de PlayStation e Xbox que também já trabalhou com serviços de streaming.

Outra informação desta área que aumenta a expectativa de que a empresa deverá anunciar algo é a startup Arcade, um projeto de games sociais instalado dentro do Google que é operada por Michael Sayman, ex-funcionário do Facebook.

Realidade Aumentada e Virtual

Com o lançamento a da ferramenta de desenvolvimento para realidade aumentada ARCore e com a chegada oficial do novo Lenovo Mirage Solo, óculos de realidade virtual baseado na plataforma Daydream, o campo está fértil para a Google anunciar novidades para essas tecnologias.

Uma das possibilidades é que a empresa fale sobre planos de lançar um headset com configurações avançadas, focadas em realidade virtual de alta-performance.

No front da realidade aumentada, uma das novidades esperadas são as atualizações já citadas no Lens, mas novas aplicações também seriam uma possibilidade.

Wear OS

Em março deste ano, o Google anunciou oficialmente que mudaria o nome de seus sistema operacional para dispositivos vestíveis de Android Wear para Wear OS.

O rebranding pode parecer um passo simples, mas indica que mais mudanças estão a caminho para o sistema – assim como uma possível mudança de estratégia do Google nessa área.

Combinado com a expansão do suporte do Google Assistant ao Wear OS, a expectativa é que uma grande iniciativa possa ser anunciada no I/O 2018 – como um relógio inteligente própria da marca, como parte da expansão da Google para produtos de hardware.

Quando? Como? Onde?

O Google I/O começa nesta terça-feira, dia 8 de maio, às 14h do horário de Brasília, com uma apresentação de Sundar Pichai, CEO do Google. O evento será transmitido através deste link.