Microsoft encerra suporte ao Windows 7 nesta terça-feira (14)

Versão do sistema operacional não receberá mais atualizações de segurança ou terá suporte técnico

Por Rafael Romer 14.01.2020 12H37

Conforme comunicado pela empresa em abril do ano passado, a Microsoft deixa oficialmente prestar suporte ao Windows 7 a partir desta terça-feira (14).

A data marca o último dia em que essa versão do sistema operacional da companhia receberá novas atualizações de segurança e terá suporte técnico.

Na prática, o sistema continua funcionando normalmente em computadores em que está instalado, mas se tornará mais vulnerável a ataques maliciosos – uma vez que suas falhas não serão mais atualizadas pela fabricante.

Com o tempo, a expectativa também é que programas terceiros deixem de receber atualizações em suas versões para Windows 7.

Sucessor do Windows Vista, o Windows 7 foi lançado em julho de 2009 e, de forma geral, foi bem recebido pela comunidades de usuários do sistema operacional.

A popularidade desta versão do Windows foi tanta que o Windows 10 precisou de quatro anos para ultrapassá-lo em termos de usuários ativos – mesmo após uma campanha pesada de atualização gratuita promovida pela Microsoft. Segundo dados da NetMarketshare, o Windows 7 ainda tem pouco mais de 26% do market share.

Mesmo com o fim do suporte, a expectativa é que o sistema operacional ainda tenha uma vida útil extra por conta de alguns fatores: a versão Enterprise do sistema, por exemplo, continuará sendo suportada para empresas. Além disso, o Google já prometeu suporte para o Chrome no Windows 7 até o ano que vem.