Malware “João” está infectando jogos da Aeria Games – inclusive no Brasil

Arquivo malicioso pode ser utilizado para descarregar novos spywares em máquinas infectadas

Por Rafael Romer 24.08.2017 15H46

Um novo malware descoberto por pesquisadores da empresa de cibersegurança ESET está infectando jogadores de títulos da desenvolvedora Aeria Games – inclusive no Brasil.

Apelidado de “João” – onde será que ele foi criado? , o malware tem atacado computadores que baixam jogos da empresa através de canais não oficiais. Entre os games que já foram afetados estão Grand Fantasia, Need for Speed: World, Battlefield Heroes e FEAR Online.

Na primeira vez que é executado, o "João", por si só, não faz muita coisa, enviando apenas informações básicas sobre a máquina onde está para o servidor do atacante – como sistema operacional e nome do dispositivo.

Reprodução/ESET
Reprodução/ESET

Uma vez que a comunicação com o servidor atacante é estabelecida, no entanto, o vírus modular é capaz de baixar outros códigos maliciosos para o PC, abrindo espaço para spywares e backdoors que deixam o sistema vulnerável a invasões.

Para contornar o problema, a primeira dica é bastante óbvia: não baixar os jogos por vias não oficiais. Se já é tarde demais para isso e você tema estar infectado, os pesquisadores da ESET sugerem que o usuário procure e apague o documento "mskdbe.dll" do sistema, nome do arquivo pelo qual o "João" está sendo distribuído.

Apesar de seu alcance global, o mapa da área de atuação do “João” divulgado pela ESET mostra que usuários de países da América Latina (Brasil, Argentina, Peru e México) e da Ásia (Filipinas e Indonésia) têm sido as principais vítimas.