Intel revela visual e primeiros detalhes de sua placa de vídeo
Vídeo de divulgação mostra o visual da placa e redes sociais trazem mais detalhes
A Intel divulgou em suas redes sociais e em seu canal no YouTube um vídeo que revela os primeiros detalhes e o visual da sua placa de vídeo IntelArc A-Series para PC de mesa, que tem lançamento para o verão no hemisfério norte, ou seja, entre abril e junho.
Saiba Mais
- NVIDIA supera Meta, antigo Facebook, em valor de mercado
- Intel anuncia linha Arc para concorrer com Nvidia e AMD
- AMD anuncia placa Radeon RX 6700 XT e promete mais unidades nas lojas
A empresa também divulgou uma série de tweets sobre as novas placas. Em um deles a empresa diz que “Todas IntelArc A-series chegam com a microarquitetura XeHPG, construída do zero tanto para gamers quanto para criadores”.
No site oficial, a empresa diz que “A microarquitetura Xe HPG é otimizada para jogos de alto desempenho e eleva as experiências em várias plataformas, de dispositivos móveis a desktops e nuvem”.
Segundo o material de divulgação, a GPU será uma ACM-G10 terá 32 Xe-cores e 16 GB de memória GDDR6. O vídeo mostra que sua arquitetura vai contar com duas ventoinhas e oferecendo quatro saídas de vídeo — três DisplayPort e uma HDMI — porém, a breve apresentação não exibiu nenhum sinal de um conector de alimentação.
O site oficial também diz que as placas de vídeo IntelArc vão ter suporte a Ray Tracing tanto com as bibliotecas DirectX, quanto Vulkan. Além de contar com um software chamado Intel Arc Control que, assim como os da concorrência, vai manter os drivers da GPU atualizados.
A Intel, como dito acima, não revelou quando sua linha de placas de vídeo será lançada nem mesmo o preço dessa nova linha de hardware. São esperados modelos para notebooks e desktops.
O anúncio da marca Intel Arc aconteceu em agosto de 2021 e, na época, foram exibidos diversos games de última geração que em tese estariam rodando no hardware.
Arc marca a primeira entrada da Intel no âmbito das placas de vídeo, mas a empresa já tem experiência prévia com seus processadores híbridos, como é o caso da linha Xe que está presente na 11ª geração de laptops da linha Core.