Intel anuncia linha Arc para concorrer com Nvidia e AMD

Nova linha de produtos chega no primeiro trimestre de 2022

Por Rodrigo Guerra 16.08.2021 15H31

A Intel anunciou nesta segunda-feira (16) a sua entrada no mercado chips gráficos com a linha Arc, que vai bater de frente com as gigantes Nvidia e AMD Radeon no mercado de placas de vídeo. E seu primeiro produto chega no início de 2022.

Esta nova marca cobrirá as áreas de hardware e o software que alimentam as GPUs discretas de última geração da Intel, bem como várias gerações de hardware. O primeiro deles, conhecido anteriormente como DG2, deve chegar na forma de codinome “Alchemist” no primeiro trimestre de 2022.

Segundo Anton Kaplanyan, vice-presidente de pesquisa em gráficos da Intel, as GPUs são compatíveis com a tecnologia DirectX 12 e recursos como mesh shading e ray tracing de alto desempenho. Além disso, Kaplanyan diz que vai contar com uma tecnologia de supersampling da Intel Arc que será anunciada separadamente no futuro.

Além do anúncio da marca, a Intel divulgou que Alchemist será o primeiro de muitos produtos da linha Arc e para demonstrar compromisso com o mercado de GPU, aproveitou o ensejo para revelar que já está trabalhando nas versões dos próximos anos que tem os nomes de "Battlemage," "Celestial" e "Druid" - a em alusão às classes de personagens em RPGs.

O anúncio da marca Intel Arc, no entanto, vem sem exemplos do que esperar da nova linha da empresa. Em seu vídeo de divulgação foram exibidos diversos games de última geração que em tese estariam rodando no hardware.

Arc marca a primeira entrada da Intel no âmbito das placas de vídeo, mas a empresa já tem experiência prévia com seus processadores híbridos, como é o caso da linha Xe que está presente na 11ª geração de laptops da linha Core.

Em nota à imprensa, a Intel diz que “A visão de longo prazo da Intel é levar jogos e experiências de criação de conteúdo de alto nível para jogadores e criadores do mundo todo, entregando inovação e variedade em hardware juntamente com ferramentas de software abertas e acessíveis”.

Segundo Roger Chandler, vice-presidente da Intel, “O lançamento da marca Intel Arc e das próximas gerações de hardware reforçam o compromisso de longo prazo da companhia com gamers e criadores do mundo todo. Nossas equipes estão realizando um trabalho excepcional a fim de garantir experiências totalmente inéditas quando estes produtos chegarem às prateleiras no início de 2022”.