Tech   Social

Google trabalha em novo padrão para substituir SMS

Plataforma Chat já está sendo discutida com operadoras de telecomunicações e poderá ser implementada ainda este ano

Por Rafael Romer 19.04.2018 22H34

Apesar de ser o sistema operacional móvel mais popular do mundo, o Android tradicionalmente sofre com uma interface confusa e pouco prática para envio de mensagens de texto – uma realidade que não costuma ser enfrentada por usuários de seu principal rival, o iOS com o iMessage.

Segundo o The Verge, no entanto, o já Google está trabalhando em uma nova plataforma apelidada de Chat para resolver a situação.

Baseado no padrão Rich Communication Services (RCS), o serviço substituirá o SMS e está sendo discutido com algumas das maiores operadoras de telecomunicação móvel do mundo para implementação ainda neste ano.

O padrão RCS terá recursos como envio de imagens e vídeos de alta definição, mensagen em grupo, notificação para mensagens lidas e indicador de que o usuário está digitando algo. Diferente do iMessage, sua comunicação não será criptografada de ponta a ponta.

Mensagens enviadas pelo Chat também serão cobradas do pacote de dados do usuário, não dos planos SMS. Quem não tiver o Chat habilitado por sua operadora deverá receber mensagens SMS tradicionais.

Ainda não é claro se o sistema estará disponível em todos os smartphones Android através do app nativo Android Messages ou se será adaptado por cada fabricante.

A iniciativa é liderada por Anil Sabharwal, responsável pelo aplicativo Google Photos, e nasceu a partir das múltiplas explorações da Google no setor de mensageria – incluindo Hangouts, Allo, Duo e Android Messages.

No total, 55 operadoras já teriam concordado em implementar o sistema, incluindo Claro, Telefónica e TIM. As fabricantes Alcatel, Asus, General Mobile, HTC, Lava, Lenovo, LG, Huawei, Intex, Samsung e ZTE também teriam concordado com a adoção. Não é sabido ainda se a Apple adotará o padrão.