Review: Samsung Odyssey G5

Samsung dá um grande passo para o futuro do mercado de monitores

Por Isadora Basile 22.04.2021 11H00

Monitores curvos se tornaram uma tendência no mercado de monitores nos últimos anos, mas por uma razão ou outra a tecnologia ainda não conquistou muitos corações.

Agora, porém, o Samsung Odyssey G5 34" chega preparado para conquistar muitos consumidores nos próximos anos, principalmente pelos diferenciais que oferece.

Design

O Odyssey G5 oferece não só um design preto e muito bonito por si só, como também oferece uma experiência muito mais imersiva ao trazer bordas laterais mais finas, dando uma área útil maior para a tela.

A Samsung já tem um histórico pioneiro no mercado de monitores curvos, mas o Odyssey G5 se destaca por seu foco em performance, trazendo uma excelente imersão quando usado para games, mas não se limitando a isso. O design do G5 traz uma curvatura em um raio de 1000 mm - que é exatamente a angulação do campo de visão humano - e, sendo assim, você pode ter certeza que não vai sofrer com dores no pescoço para ver tudo que há na tela.

Infelizmente, nem tudo na estética do monitor funciona, com seu grande ponto negativo em termos de design sendo sua regulação: a altura da visão é boa, mas não é possível regular a partir da base, com apenas a inclinação da tela podendo ser alterada.

Isadora Basile/The Enemy

Conectividade

O Odyssey G5 conta com uma entrada HDMI, uma DisplayPort, uma de serviço para atualizações de sistema do monitor, uma porta para fones de ouvido e o espaço para a fonte de alimentação do monitor.

Particularmente, achei que a localização das entradas é pouco prática, principalmente por conta do tamanho do monitor. Para encaixar ou desencaixar os cabos, precisa-se de um esforço de mover o monitor que poderia ter sido evitado caso as entradas fossem nas laterais, por exemplo.

Isadora Basile/The Enemy

O Odyssey G5 possui entrada para fones de ouvido, proporcionando uma opção especialmente para potencializar a experiência de imersão visual do monitor.

Por outro lado, e é importante ressaltar para os desavisados, ele não conta com auto-falantes, sendo preciso ou já ter seu próprio equipamento de som, ou ter que desembolsar uma grana extra para arranjá-lo - o que pode ser pedir demais, considerando o preço do Odyssey e se você só estiver interessado em gastar em um monitor.

Considerando que o Odyssey G5 pode ocupar um grande espaço da sua mesa, possibilitando falta de espaço para usar, por exemplo, caixas de som, a falta dos auto-falantes é um ponto realmente negativo do monitor.

Qualidade de imagem

Samsung/Divulgação

A imagem do G5 tem suas ressalvas, mas após dias de teste com certeza, os pontos positivos mais do que prevalecem. Algo simples, mas que foi uma das primeiras coisas boas que notei, é que com a tela anti reflexiva, o monitor oferece uma excelente qualidade visual mesmo quando em contraste à luz do sol, excelente para quem tiver seu próximo ou virado para janelas ou algo do tipo.

O monitor conta com um painel VA e resolução 3440x1440, o que proporciona uma densidade de pixels em torno de 105 ppi, o que deixa os jogos muito mais bonitos, além de ser uma resolução muito mais próxima do 4K do que o 1080p, para quem prefere uma imagem mais.

O Odyssey G5 possui a tecnologia HDR10, desenvolvida pela Samsung para trazer uma maior nitidez e cores mais vibrantes. Essa função pode funcionar muito bem para filmes ou vídeos de maneira geral, mas senti que para os jogos ela acaba tirando um pouco da precisão dos pretos e brancos - embora talvez isso seja mais por falta de compatibilidade entre os games e a tecnologia.

Um ponto negativo, principalmente considerando que esse monitor pode ser usado para muito além de games, é que ele não possui um perfil sRGB de fábrica, então caso você vá usá-lo para Photoshop ou outros editores de imagens, precisará de um calibrador para ver as cores de maneira precisa.

Ele também conta com a função MBR (Motion Blur Reduction), que tem como um dos propósitos, reduzir danos à visão dos usuários que ficam muito tempo na frente do monitor, mas acho que foi mal executado, já que o brilho fica extremamente baixo, talvez tendo até o efeito reverso, fazendo com que você tenha que “forçar” a vista para enxergar os elementos da tela com clareza.

Performance nos games

Samsung/Divulgação

O Odyssey G5 foi testado pelo The Enemy em títulos diversos como Dirt 5, Horizon: Zero Dawn, F1 2019, Forza Horizon 4, Dota 2 entre outros.

Após os testes, apesar de ter um grande foco em performance, minha percepção é de que o monitor pode ser mais útil para jogadores de jogos de corrida ou jogos de mundo aberto, por exemplo. Apesar de ter um tempo de resposta muito rápido, caso seu foco nos games sejam jogos de FPS como CS:GO, Rainbow Six: Siege, ou algo do tipo, o G5 pode deixar muito a desejar - não necessariamente por culpa de sua qualidade em si, mas sim, porque muitos jogos não são otimizados para a resolução de 3440x1440, o que pode ocasionar em uma dificuldade de adaptação.

A taxa de atualização é de 165 Hz e um tempo de resposta de 1ms, trazendo toda a performance que a Samsung promete nesse lançamento. Nos testes foi notado um pouco de ghosting no monitor, mas sinceramente, não é algo grave o suficiente ao ponto de afetar muito seu dia-a-dia, seja usando o G5 para games ou para trabalho.

O grande ponto que faz com que o Odyssey G5 traga uma experiência tão imersiva, é sua curvatura num raio de 1000 mm, já antes citada nesse review, trazendo uma experiência muito diferente e agradável.

Preço

Atualmente o Brasil vive um momento complicado devido à alta do dólar, que tem atrapalhado o mercado de eletrônicos e seus consumidores. O monitor, no lançamento, tem o preço sugerido de  R$ 4.199,00, mas realmente entrega muito daquilo que promete e o considero como monitor curvo ideal para começar neste novo estilo, principalmente se você já é habituado aos ultrawide, por exemplo (mas caso não seja, não tem problema).

Como mencionei logo acima, o Samsung Odyssey G5 possui um raio de 1000 mm, que é exatamente a curvatura do raio de visão humano, trazendo assim, mais praticidade para que você se acostume.

O único aviso que damos é verificar antes se o monitor “serve” para você. Como já citamos anteriormente, o G5 pode não funcionar muito bem com jogos competitivos, como CG:GO, R6: Siege, entre outros, então caso esse seja seu foco nos games, talvez o G5 não seja a melhor opção para você. 

Conclusão

Samsung/Divulgação

A linha Odyssey da Samsung sempre teve os gamers como público alvo, mas acredito que o potencial do G5 possa ir muito além disso, com potencial de também ser um monitor excelente para o ambiente de trabalho. Uma função que prova meu ponto é a Picture by Picture, que te dá a possibilidade de dividir sua tela ao meio, como se fossem dois monitores.

Algo que sinto que a Samsung teve muito carinho na hora do desenvolvimento foi o cuidado com a visão dos usuários, que muitas vezes passam mais de 10 horas olhando para a tela do monitor. Algumas funcionalidades que colaboram muito nesse objetivo da Samsung são a Flicker Free e Eye Saver Mode. Usei ele por mais de 12 horas seguidas em um dos dias de teste e minha vista não cansou, devido às várias funcionalidades que proporcionam isso, mas assim como já dito neste review, algumas funções deixam a desejar, como é o caso do MBR.

O G5 é um excelente monitor, mas acredito que deixa a desejar em alguns pontos muito básicos, como não ter alto-falantes, que apesar de não serem muito populares nos monitores atualmente, ainda é algo que faz falta, principalmente por não ser um monitor de entrada.

Acredito que o Odyssey G5 que entrega muito daquilo que promete e apesar dos problemas aqui mostrados, suas qualidades se destacam muito mais, trazendo uma excelente experiência de incrível performance, seja para gamers ou usuários que escolherem ele para outras funcionalidades.

Especificações completas: Monitor Samsung Odyssey G5

Samsung/Divulgação
  • Tamanho da tela: 34 polegadas
  • Resolução: 3440 x 1440 pixels
  • Brilho: 250 cdm² –  candelas por metro quadrado
  • Tecnologia do Painel: VA
  • Contraste (estático): 2.500:1
  • Tempo de reação: 1ms (MPRT)
  • Ângulo de visão: 178°
  • Conexões: Áudio (P2), HDMI, DisplayPort
  • Peso bruto: 7.9 kg
  • Peso sem base: 5.2 kg
Nota do crítico