Funcionários da Amazon podem encontrar endereços de usuários da Alexa, diz site

Membros da equipe de desenvolvimento tem acesso a dados de localização do público

Por Victor Ferreira 25.04.2019 16H38

Uma reportagem do site Bloomberg diz que uma equipe de analistas da Amazon responsável pelos comandos de usuários da Alexa tem acesso a dados de localização e, em certos casos, podem até encontrar os endereços destas pessoas.

De acordo com 5 funcionários com conhecimento deste programa, esta equipe - separada em três continentes - tem como função transcrever, anotar e analisar gravações de voz capturadas pela Alexa.

Membros do time que tenham coordenadas geográficas podem colocá-las em um sistema de mapas e encontrar endereços residenciais, de acordo com estas fontes.

Embora não haja provas de que os funcionários tenham se aproveitado desta função, a receio das fontes é de duas das fontes é de que a Amazon esteja dando acesso muito amplo aos dados de consumidores.

Em resposta, a Amazon disse que "acesso a ferramentas internas é extremamente controlado, e só é garantido a um número limitado de empregados que precisam delas para treinar e melhorar o serviço ao processar um número extremamente pequeno de amostras de interações. Nossas políticas proíbem estritamente acesso ou uso de dados de consumidores por funcionários por qualquer outra razão, e temos uma política de tolerância zero por abuso a nossos sistemas. Nós revisamos o acesso para ferramentas regularmente e limitamos acesso quando possível e a qualquer momento."

Em abril, a Bloomberg já havia reportado sobre o fato de funcionários da Alexa serem capazes de ouvir conversas gravadas pelo dispositivo.