Diretor de Smash Bros. Ultimate usou soro intravenoso para trabalhar doente

Atitude gerou preocupação e críticas de fãs e desenvolvedores

Por Victor Ferreira 07.03.2019 15H59

Em uma entrevista com a revista Nintendo Dream (via Nintendo Everything), o criador da série Super Smash Bros., Masahiro Sakurai, voltou a relatar episódios da sua rotina de trabalho intensa, mesmo quando sofre com problemas de saúde.

Desta vez, Sakurai relembrou de alguns momentos em que sofreu com fortes dores estomacais - chegando a compará-las a intoxicação alimentar - durante o desenvolvimento de Super Smash Bros. Ultimate, mas nem assim deixou de ir ao escritório.

"Eu só uso um soro intravenoso e vou ao trabalho normalmente", declarou.

"Eu sou freelancer, então não tenho nenhuma regra rígida sobre meu tempo. Desde que eu consiga completar um game, eu poderia aparecer no escritório uma vez por semana e achar que poderia ser perdoado por isso", elaborou. "Mas ao invés disso, eu garanto ir ao trabalho todos os dias e escrever relatórios diários corretos e coisas do tipo. Eu estou sempre trabalhando, mas há muitas coisas que me deixam com espírito alegre."

Sakurai tem um longo histórico de problemas de saúde e trabalho excessivo. Em 2013, por exemplo, ele relatou que havia sido diagnosticado com tendinite calcária em sua mão e braço direito, e sua principal preocupação era de como isso afetaria o desenvolvimento do jogo.

Mais recentemente, ao anunciar os personagens DLC de Super Smash Bros. Ultimate, Sakurai chegou a declarar "Fico imaginando se algum dia vou conseguir tirar uma folga" - algo que ele comentou durante a entrevista.

"Ah, mas eu tirei um tempo livre este ano por três dias (22 a 24 de dezembro). Não acho que possa tomar muito tempo livre nos feriados, porém. Ainda estamos desenvolvendo nosso DLC, então minha equipe teria que lidar com minha parcela do trabalho. Vamos lançar Joker [de Persona 5] em breve, e eles não seriam capazes de se consultar comigo sobre isso."

O desenvolvedor chegou a dizer que tomou algumas atitudes para melhorar sua rotina de trabalho, como sempre deixar o escritório às 22h, mas a entrevista causou preocupação entre fãs da série e outros designers de games.

"Sakurai, pare de trabalhar. Pare de fazer jogos por um tempo. Por favor. Pelo amor de tudo há de bom, não se mate por causa de Smash. Tire umas férias pelo menos uma vez na vida. Ir trabalhar com um soro intravenoso portátil não é algo bom, cara."

"Sakurai, isto é algo que não esperaria dizer... pare de trabalhar em Smash Bros. Eu não gostaria que mais Smash fosse o preço da sua vida se estiver se sujeitando a este tipo de coisa."

"Não consigo parar de pensar sobre esta coisa do Sakurai e o quão completamente irresponsável isto é para você, sua equipe, e todos os seus colegas desenvolvedores por aí para quem a cultura do crunch é normalizada", escreveu Nick Popovich, diretor de Slime Rancher. "Para todos os devs por aí: nenhum jogo vale isso, jamais."

Super Smash Bros. Ultimate está disponível para Nintendo Switch.