Sonic Mania | De fã a desenvolvedor: conheça o responsável por recriar o passado do mascote da SEGA

Programador do game retrô, Christian Whitehead criou tecnologia para reproduzir jogos 16-bit de forma moderna

Por Bruno Silva 23.07.2016 19H10

Muito embora tenha tido alguns tropeços nos últimos anos, Sonic the Hedgehog sempre teve uma base de fãs fiel. E é exatamente um destes aficcionados o responsável pelo que pode ser um dos mais promissores jogos da história recente do personagem.

Trata-se de Sonic Mania, título anunciado durante a festa comemorativa dos 25 anos do mascote durante a San Diego Comic-Con 2016. O game faz uma releitura dos jogos clássicos do ouriço, com os gráficos em 2D que o fizeram brilhar na época do Mega Drive, enquanto adiciona novas fases e até mesmo um novo movimento - o Drop Dash - ao arsenal de Sonic, Knuckles e Tails.

Mas uma das novidades mais interessantes deste anúncio ficou para os créditos: além da SEGA, o título também tem o envolvimento de Christian Whitehead, um programador que realizou o sonho de muitos fãs do ouriço ao cruzar, oficialmente, a fronteira entre jogador e criador do seu game favorito.

Christian Whitehead

Whitehead é um programador australiano que ficou famoso na comunidade a partir do fórum Sonic Retro - onde é conhecido pela alcunha The Taxman - com a criação de jogos caseiros, dos quais o mais conhecido é Retro Sonic, que impressiona pela recriação fiel dos jogos clássicos do ouriço com novos cenários.

Mas a habilidade de Whitehead vai muito além de sua paixão por Sonic. Para produzir suas recriações de jogos clássicos, o programador criou um motor - o principal software responsável pela construção de um jogo - do zero.

A Retro Engine, como ele mesmo descreve em sua página, se diferere de motores modernos porque cuida, de uma forma sofisticada, da reprodução de efeitos técnicos populares na época do 16-bits. “Jogos que requerem um toque clássico podem ser produzidos na fração do tempo necessário caso cada elemento do jogo fosse construído do zero”, escreve.

Whitehead também afirma que, mesmo que o motor seja “retrô de coração”, elementos modernas como formato widescreen e funcionalidades online como placares e conquistas/troféus estão 100% incluídas.

Contato com a Sega

Utilizando a Retro Engine, Whitehead recriou, em 2009, o clássico Sonic CD, e entrou em contato com a SEGA sobre seus planos. Dois anos depois, a versão foi oficializada pelo estúdio, e acabou sendo lançada para praticamente todas as plataformas disponíveis na época, do PlayStation 3 e Xbox 360 ao iOS, Android e Windows Phone.

Com a relação entre a publisher e o programador estabelecida, os jogos antigos de Sonic começaram a chegar nas plataformas mobile. Em 2013, o primeiro e o segundo Sonic the Hedgehog foram lançados tanto para iOS quanto para Android. A versão de Sonic 2 que chegou aos smartphones, inclusive, resgata uma fase inacabada na década de 1990 e nunca lançada até então, a Hidden Palace Zone.

Agora, Whitehead tem um novo desafio, ao trazer oficialmente um novo jogo retrô do ouriço em Sonic Mania. Entretanto, dada a sua experiência ao unir o visual e a pegada dos games clássicos com as conveniências e funcionalidades modernas, é inegável que o programador australiano é a melhor pessoa para o trabalho.

*Com agradecimentos ao colega - e fã de Sonic - Renato Almeida

Leia mais sobre Sonic Mania
Leia mais sobre Sonic the Hedgehog