Nintendo   Xbox   Playstation   Pc   Social

SEGA: Arcade lendário fecha portas no Japão e fãs se reúnem

Depois de 28 anos, é o fim do Sega Ikebukuro Gigo

Por Diego Lima 22.09.2021 09H00

Conforme anunciado pela SEGA em agosto, o lendário arcade Sega Ikebukuro Gigo, localizado em Tóquio, fechou em 20 de agosto. Naturalmente, centenas de fãs se reuniram no local para acompanhar o último dia de um estabelecimento reconhecido mundialmente pela importância que tem para grande parte da comunidade. Foram 28 anos de portas abertas, recebendo fãs do mundo inteiro.

De acordo com o Kotaku, funcionários do arcade foram à festa de despedida com uma camiseta que dizia "obrigado pelos 28 anos" (em japonês). Essa cerimônia de encerramento contou até mesmo com a música "Hotaru no Ikari" tocando em caixas de som, enquanto todos se preparavam para dizer adeus.

A reportagem diz que, após o final da contagem regressiva, o gerente do arcade subiu até o topo de uma escada para fazer um discurso, no qual relembrou a história do Sega Ikebukuro Gigo. Ele queria contar para todos que o arcade não estava fechando por causa do COVID-19, mas, sim, por "circunstâncias inevitáveis."

"Se estivesse em meu poder, eu gostaria de continuar aberto para sempre neste local para receber os rostos felizes e maravilhosos clientes", disse o gerente do arcade. "Infelizmente, desta vez, o desfecho foi que o arcade será fechado."

O Ikebukuro Gigo foi inaugurado em julho de 1993 e logo se tornou um ponto facilmente reconhecível. Conforme os anos passaram, o exterior da loja mudou de cor, indo de amarelo, nos anos 2000, para vermelho em 2013, quando acabou sendo renomeado como Sega Ikebukuro Gigo.

SEGA, uma das empresas mais importantes na história da indústria, vendeu 85% dos próprios negócios de arcade em novembro de 2020. No ano passado, outro arcade extremamente conhecido que pertence à casa do Sonic foi fechado, em Akihabara.