Minecraft: Torneio inspirado em Round 6 derruba internet de país

Andorra ficou sem rede por horas no que suspeita-se ser ataque coordenado

Por Victor Ferreira 24.01.2022 13H38

O Principado de Andorra, um microestado localizado entre a França e a Espanha, teve um fim de semana conturbado, com o país inteiro perdendo acesso à internet por horas, aparentemente devido a um torneio de SquidCraft Games, o mod de Minecraft inspirado na série Round 6, da Netflix.

Neste fim de semana, foi realizado o torneio Twitch Rivals de SquidCraft Games, que contou em que grupos de jogadores competem em desafios semelhantes aos mostrados no seriado (sem o componente letal para os participantes), com uma premiação de US$ 100 mil.

O evento contou com a presença de diversos jogadores de Andorra, incluindo o popular streamer AuronPlay. Subitamente, vários desses usuários começaram a desaparecer do jogo por queda de conexão, em uma falha de sistema que afetou todo o principado europeu.

A Andorra Telecom, única provedora de internet em todo o país, comunicou via redes sociais que usuários ficaram sem conexão durante a última sexta-feira e sábado, com a rede sendo vítima de um ataque DDoS (Distributed Denial of Service, ou Ataque de Negação de Serviço), tornando o tráfego de internet inoperável por algumas horas.

O observatório NetBlocks corroborou a informação, reforçando a ligação entre a queda de internet com o torneio de SquidCraft Games.

Auron deixou o torneio oficialmente como forma de "pedido de paz", e pediu para que seus companheiros de equipe não fossem punidos por sua presença na equipe.

Por enquanto, porém, ainda não se sabe o motivo oficial do ataque contra o serviço de internet de Andorra, com investigações sendo realizadas no momento.

Ainda assim, é um tanto preocupante perceber que a possível vontade de sabotar uma personalidade na internet tenha repercussões significativas ao nível de deixar um território de 77 mil pessoas sem conexão por um tempo significativo.