Speedrunners superaquecem consoles para melhorar tempo em Dragon Quest

Tática pouco convencional encurtou mais de 2 horas do recorde mundial

Por Pedro Henrique Lutti Lippe 29.12.2020 12H40

Speedrunners japoneses descobriram uma maneira nada ortodoxa de melhorarem seus tempos em glitch runs do RPG clássico Dragon Quest III: brincar com a temperatura do videogame.

Conforme reportado pelo site Kotaku, a comunidade de fãs do game descobriram em agosto deste ano um glitch que maximizava os atributos de todos os membros da sua equipe.

O processo para ativar o glitch, porém, é complicado: quando o game está salvando seu progresso em um determinado ponto, é preciso pressionar os botões de desligar e reiniciar o Famicom de maneira simultânea. Dependendo da sorte do jogador, o jogo pode então ser reiniciado em um estado que ativa o glitch - mas não é garantido.

Desde então, outros jogadores descobriram que superaquecer o console com a ajuda de placas de calor aumenta as chances de conseguir o glitch com sucesso. Alguns estão deixando as superfícies de seus sistemas a 80º C.

A explicação é simples: por causa do tipo de componentes utilizado no Famicom, a memória do sistema fica mais volátil quando submetida a temperaturas mais altas - o que, por sua vez, aumenta a chance de erros de cálculo.

Por conta da nova descoberta, o recorde mundial de glitch runs do Dragon Quest III caiu de 2h36min14s (datado de 2017) para apenas 22min07s no último fim de semana.

Em resposta a usuários preocupados com a saúde dos Famicoms alheios, o speedrunner Hitshee - um dos que estão na corrida pelo recorde mundial - disse que joga com medidas de segurança, e que sabe consertar o hardware caso algum problema mais sério ocorra.

Reprodução