Retro   Pc   Mobile   Playstation   Xbox   Nintendo

Mario, Sonic e mais: 6 vezes em que o Carnaval homenageou os games

Figuras famosas dos jogos eletrônicos apareceram em desfiles em São Paulo e Rio de Janeiro

Por Claudio Prandoni 13.02.2018 09H25

Há quem acredite que Carnaval e games não se misturam, mas é fato que os jogos eletrônicos já são parte integrante do imaginário popular e acabam às vezes combinando perfeitamente com alguns desfiles das grandes escolas de samba.

Relembramos abaixo as principais homenagens feitas pelo Carnaval ao mundo dos games.

Pac-Man

Em 2014, a escola carioca União da Ilha fez um desfile sobre brinquedos e trouxe uma ala inteira dedicada ao clássico Pac-Man. Os integrantes ensaiaram a coreografia por cerca de cinco meses, que traz os quatro fantasmas coloridos e, claro, o herói amarelo.

Romulo Tesi/Band

Qual você mais gostou?

Mario & Sonic

Uma das homenagens mais lembradas aconteceu em 2014, pela escola Rosas de Ouro, de São Paulo. O enredo do desfile celebrava personagens e momentos inesquecíveis, o que combinou perfeitamente com os queridos e eternos Mario e Sonic, mascotes de Nintendo e Sega.

Flavio Moraes/G1

Clash Royale

Fenômeno mobile, Clash Royale encontrou espaço nos desfiles de Carnaval do Rio de Janeiro neste ano. A escola Unidos de Vila Isabel desfilou o enredo Corra, que o Futuro vem aí!, no qual falou sobre evolução, mídia e tecnologia, e uma ala dedicada a smartphones trouxe uma enorme P.E.K.K.A., de Clash Royale, rodeada de representações de telefones com outros personagens nas telinhas.

Reprodução

Sonic

Mais uma boa lembrança vinda diretamente de 2014. A escola carioca Unidos da Tijuca fez uma bela apresentação em homenagem ao piloto Ayrton Senna e trouxe à Sapucaí diversos personagens relacionados a velocidade, como o Flash, Speed Racer e, óbvio, o ouriço Sonic.

Rodrigo Gorosito/G1

Resident Evil

Surpresa nos desfiles deste ano, A escola Independente Tricolor desfilou o enredo Em cartaz: Luz, Câmera e... Terror! Uma produção independente!, em homenagem a filmes de terror, e teve membros da bateria fantasiados como Exército Umbrella e a dançarina Sheila Mello como rainha, usando fantasia de um monstro que, aparentemente, não aparece nos games.

Ricardo Matsukawa/UOL

Goku

Em 2013 a escola Dragões da Real fez um lindo show no Anhembi, em São Paulo, em homenagem aos dragões. Entre referências a Harry Potter e Caverna do Dragão, apareceu também o pequeno Goku, de Dragon Ball. Sim, eu sei que Goku é originário de um mangá, mas não há como negar que o herói e a turma dele têm uma relação muito forte com o mundo dos games.

Levi Bianco/Brazil Photo Press