Ex-desenvolvedor revela bug escondido há mais de 10 anos em BioShock

Primeiro título da série traz mensagem que faz piada com designer do game

Por Claudio Prandoni 09.01.2018 09H41

Um ex-funcionário da produtora 2K Marin revelou em um fórum na internet um bug nunca descoberto publicamente do primeiro BioShock - lançado em 2007!

"Em BioShock 1, vá até a segunda metade de Hephaestus onde você encontra Ryan em pessoa pela primeira vez. Use o poder Incinerate para ficar com 1 HP, daí use o poder de novo na área em que a cutscene acontece e ande em direção ao começo da cena. Você vai morrer assim que a cena começar, mas vai acabar dentro de uma Vita Chamber fora do mapa. Ligue a opção Art Captions e você vai ver uma mensagem deixada pelos desenvolvedores dizendo que Paul Hellquist não estava fazendo o trabalho dele. Ninguém achou este bug publicamente ainda, está em todas as versões. Felicidades".

O produtor, que não revelou a própria identidade, falou sobre o bug como forma de provar que era mesmo um ex-funcionário da 2K Marin.

Ele estava contando histórias sobre a indústria de games no fórum 4chan e alguns usuários duvidaram da veracidade das informações.

Depois de ele contar sobre o bug, pessoas testaram o método e confirmaram que a mensagem é real e aparece até mesmo na versão remasterizada do primeiro BioShock.

Paul Hellquist foi um dos primeiros funcionários do estúdio Irrational Games, que desenvolveu o primeiro BioShock, e trabalhou como designer principal do jogo. Ele era estrela de uma das piadas que o diretor do estúdio, Ken Levine, contava a novos funcionários, dizendo que Hellquist foi demitido no primeiro dia na firma.

O designer acabou deixando o estúdio logo após o lançamento de BioShock, principalmente por conta do clima tenso que se instalou na equipe na tensa reta final de desenvolvimento do game. Ainda assim, o clima mais leve das brincadeiras na equipe acabou sendo eternizado no jogo.