Billy Mitchell processa Twin Galaxies por recordes removidos

Jogador foi banido em 2018 por usar emulador para obter pontuações milionárias

Por Pablo Raphael 06.05.2020 17H52

O jogador profissional Billy Mitchell, famoso por seus recordes de Pac-Man e por ser o primeiro a alcançar a pontuação de 1 milhão em Donkey Kong, está processando a organização Twin Galaxies por ter removido o registro dos seus recordes em 2018.

O site Ars Technica teve acesso aos documentos do processo, em que Mitchell alega que a declaração feita pela organização na época foi difamatória e sugeria que ele era um trapaceiro. Ele também fez várias reclamações sobre a maneira que a investigação foi conduzida, alegando que a decisão foi predeterminada e que a Twin Galaxies se recusou a ouvir as declarações de 25 testemunhas de seus feitos.

Segundo Mitchell, seus recordes foram obtidos "em placares de arcade certificados e em frente à centenas de pessoas". O caso será julgado por um tribunal nos EUA em 6 de julho.

A Twin Galaxies, responsável por registrar e catalogar os recordes em jogos de videogame, decidiu banir Mitchell e remover seus recordes após confirmar-se que o jogador usou emuladores para alcançar pontuações milionárias em Donkey KongApós investigações, a organização concluiu por meio de evidências em vídeo que pelo menos duas destas pontuações foram feitas via emulador, e por isso pode ter sido programada de forma diferente do jogo original.

Sendo assim, todos os recordes de Mitchell foram removidos do site - incluindo o jogo perfeito de Pac-Man, que o levou à fama em 1999.

Figura conhecida - e infame - no mundo das competições de games e arcades, Mitchell foi uma das figuras centrais do aclamado documentário The King of Kong, de 2007.