Dan Houser, criador de GTA, abre novo estúdio

Empresa foi aberta no Reino Unido em julho e nos EUA em fevereiro

Por Rodrigo Guerra 02.07.2021 10H05

Saída de Dan Houser da Rockstar

Dan Houser, co-fundador da Rockstar e a mente criativa por trás de Grand Theft Auto e Red Dead Redemption deixou o estúdio em março de 2020, abriu uma nova empresa de desenvolvimento de games no condado de Cheshire, Inglaterra, conforme aponta o registro de abertura de empresas do Reino Unido e que foi descoberto por fãs no GTA Forums.

No documento de fundação da Absurd Ventures In Games no Reino Unido, Dan Houser é citado como “Produtor e Diretor Criativo” e que atua como um diretor na empresa. O ramo de negócio da companhia é descrito como “desenvolvimento de software interativo de lazer e entretenimento pronto para uso”, em outras palavras, empresa de desenvolvimento de jogos. 

Entretanto, o documento não cita nenhum outro diretor ou funcionários contratados. Outro detalhe é que o endereço da Absurd Ventures no Reino Unido é o mesmo da Oakwood Corporate Secretary LTD, uma representante legal para operações de empresas estrangeiras na Inglaterra.

As lições de Red Dead Redemption 2

Com isso em mente, os usuários do GTA Forum também identificaram que em fevereiro Houser abriu duas empresas nos EUA com os nomes Absurd Ventures LLC e Absurd Ventures in Games LLC. A base das duas companhias na América do Norte fica no estado de Delaware.

Ao lado de seu irmão, Sam Houser, Dan foi responsável pela fundação da Rockstar Games em 1998. Na desenvolvedora, foi a principal mente criativa por trás de algumas das maiores séries da história, como GTA e Red Dead Redemption, além de outros games aclamados como Bully e Max Payne 3.

Dan Houser deixou a Rockstar em março de 2020 e na ocasião a TakeTwo, empresa-mãe da Rockstar, divulgou uma carta de despedida que dizia: "Somos extremamente gratos por suas contribuições. A Rockstar Games construiu alguns dos mundos de jogos mais aclamados pela crítica e comercialmente bem-sucedidos, uma comunidade global de fãs apaixonados e uma equipe incrivelmente talentosa, que permanece focada em projetos atuais e futuros".

Antes de sair da Rockstar, Dan Houser declarou que gostaria de trabalhar em uma continuação de Bully, porém, saiu da empresa antes de seu desejo se tornar realidade. O último trabalho do diretor foi em Red Dead Redemption 2, lançado em 2018 após passar 6 anos em desenvolvimento.