YouTubers conseguem acessar opções de emulador do PlayStation Classic

O canal Retro Gaming Arts entrou nas configurações do PCSX usando um teclado USB

Por Breno Deolindo 04.12.2018 15H11

Os YouTubers do canal Retro Gaming Arts conseguiram acessar as configurações do emulador do PlayStation Classic, a versão clássica do primeiro PlayStation. Curiosamente, o acesso foi feito por um meio de um teclado USB convencional, apertando a tecla ESC.

Como é possível ver no vídeo, o menu que surge mostra três opções: Trocar Imagem de CD, PCSX Menu e Sair. Ao clicar em PCSX Menu, outras alternativas aparecem, e é possível clicar em itens como Continuar o Jogo e Salvar.

Clicando no menu de Opções, os YouTubers encontraram maneiras de ver a taxa de quadros por segundo, escolher a região, configurar BIOS e Plugins e também configurações avançadas. Na seção avançada, é possível ativar o Speed hack, que melhora a performance de jogos mas pode travá-los.

Ironicamente, o emulador PCSX, usado no PlayStation Classic, é um software feito por terceiros, com objetivo de emular games em computadores. Apesar de já ter entrado em batalhas legais contra emuladores, a Sony parece ter reconhecido que o programa é bom o suficiente para ser usado em seu produto.

De acordo com o vídeo, teclados da Corsair e da Logitech funcionam para abrir as configurações especiais; nos comentários, há vários usuários afirmando que não conseguiram acessar o menu com periféricos de outras marcas.

O mini-console não tem data para chegar ao Brasil, mas já foi confirmado para dezembro em uma série de países da América Latina.