Xbox   Retro   Pc   Playstation

Tony Hawk voltou. Cadê Skate?

Série esportiva da EA desapareceu enquanto ainda estava no auge

Por Pedro Henrique Lutti Lippe 15.05.2020 13H03

Em retrospecto, o sumiço temporário dos jogos encabeçados por Tony Hawk faz muito sentido: depois de horripilantes tropeços como Tony Hawk Ride, Tony Hawk's Pro Skater 5 e a remasterização Tony Hawk's Pro Skater HD, o melhor que a série podia fazer era ficar abaixo dos radares por um tempo.

Skate, a série concorrente da EA, porém, não tem a mesma desculpa. Por que a franquia desapareceu enquanto ainda estava no auge?

Lançados em rápida sucessão entre 2007 e 2010 para PlayStation 3 e Xbox 360, os três jogos da linha principal de Skate seguiram uma trajetória parecida com a dos primeiros games do Tony Hawk.

O primeiro Skate criou a excelente base da série, apesar de sofrer com muitos glitches de física e não permitir que usuários fizessem truques especializados. E as sequências apenas construíram em cima do que veio antes, acrescentando mais profundidade e modos à experiência.

Divulgação/Electronic Arts

Principalmente em um mercado carente de jogos de qualidade na modalidade, Skate 3 logo se tornou o porto seguro dos skatistas gamers. Ofertas indie como o excelente OlliOlli serviam como distrações, mas não faziam o suficiente para substituir a complexidade encontrada na série da EA.

Em 2014, após uma série de vídeos do youtuber PewDiePie, Skate 3 retornou à lista dos jogos mais vendidos nos EUA. Dois anos depois, a Microsoft relatou que o título havia sido um dos mais requisitados para o programa de retrocompatibilidade do Xbox One, pelo qual ele acabou relançado pouco tempo depois.

Mas enquanto Tony Hawk voltou com remakes dos primeiros jogos da série, Skate continua dormente.

Em 2017, Daniel Lingen, um executivo do departamento de comunicação da EA tuitou a hashtag "#skate4" em seu perfil pessoal. Em resposta, durante um encontro com investidores, o CEO da EA Andrew Wilson precisou reiterar que a empresa "não [estava] desenvolvendo um novo Skate [naquele momento]". Esta foi a última menção oficial da empresa à marca.

Desde então, surgiram rumores de que a EA estaria trabalhando em uma conversão para celulares e tablets de Skate 3. A fonte da informação seria o skatista profissional Jason Dill, que teria sido contactado pela produtora para aparecer no jogo. Nada disso foi confirmado até o momento.

Nos últimos anos, a Electronic Arts tem tomado uma postura muito mais reacionária do que inovadora. Ela não cria tendências - ela segue tendências. É de se imaginar, portanto, que a melhor chance que fãs de Skate têm de ver um novo jogo da série é apostar no sucesso dos remakes de Tony Hawk's Pro Skater.