Sony é multada na França por restringir vendas de controles de PS4
Publisher terá que pagar €13,5 milhões sob a acusação de “abusar de sua posição no mercado”.
A Sony foi multada em €13,5 milhões por práticas em relação às vendas de controles de PS4. A publisher é acusada pelo órgão regulador de mercado francês de “abusar de sua posição de mercado” e restringir fabricantes parceiras.
Emitida em 20 de dezembro, a penalização se deve por duas infrações principais. A primeira resulta de medidas técnicas aplicadas pela Sony em 2015 para o combate à falsificação de controles (via Reuters e VGC).
O conselho do órgão responsável, Autorité de la Concurrence, argumenta que as medidas aplicadas afetaram o funcionamento de controles terceirizados, que passaram a desconectar durante atualizações de sistema do PS4.
Em segundo lugar, o órgão antitruste acusa a Sony de restringir empresas concorrentes do programa de licenciamento de PlayStation, visto que o acesso é concedido apenas às parceiras da publisher.
O Autorité de la Concurrence também afirma ter descoberto que a Sony não comunicou os critérios do programa aos fabricantes mediante solicitação. O conselho argumenta que, juntas, essas práticas comprometeram a imagem e a expansão de fabricantes terceirizadas.
LEIA MAIS
- Jogos de PS4 e PS5 com descontos de até 85%
- Spider-Man 2 fez mudança arriscada que acabou sendo para o melhor
- As maiores surpresas dos jogos em 2023
“A Sony aplicou os critérios de forma arbitrária, embora o acesso ao programa fosse a única forma de evitar desconexões”, escreveu o órgão no comunicado. Até o momento desta publicação, a publisher ainda não se manifestou sobre o caso.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.