Xbox   Pc   Playstation

Reportagem expões problemas no desenvolvimento de Anthem; BioWare responde

O artigo afirma que distúrbios psicológicos se tornaram comuns no time de desenvolvedores

Por Breno Deolindo 02.04.2019 15H15

Kotaku publicou uma extensa reportagem a respeito do desenvolvimento de Anthem, apontando todas as dificuldades e problemas que surgiram durante seu desenvolvimento. O novo título da BioWare chegou decepcionando as expectativas dos fãs, acumulando críticas medianas e marcando o segundo "fracasso" consecutivo da desenvolvedora, que lançou Mass Effect: Andromeda em 2017.

A matéria aponta uma série de intempéries no desenvolvimento: um dos maiores exemplos é a indecisão na escolha do nome. Até alguns dias antes da revelação do game, na E3 2017, o título era Beyond, e teve até mesmo camisetas com seu nome feitas para a equipe. De repente, menos de uma semana antes da revelação, o nome foi descartado e deu lugar a Anthem.

Além da notável falta de identidade do game, a equipe de desenvolvimento sofreu com distúrbios psicológicos. De acordo com a reportagem, ansiedade e depressão se tornaram comuns entre os funcionários da BioWare, acarretando uma série de dispensas médicas causadas pelo estresse na produção.

"Eu não consigo contar o número de 'casualidades de estresse' que tivemos em Mass Effect: Andromeda ou Anthem", disse um ex-empregado da BioWare ao Kotaku, "Uma 'casualidade de estresse' significa que alguém teve um colapso mental tão grande que eles apenas sumiam de um a três meses. Alguns voltam, outros não".

Resposta da BioWare

A desenvolvedora não ignorou a reportagem, e publicou uma declaração em apoio a seus funcionários: "É necessário uma quantidade imensa de esforço, energia e dedicação para se fazer qualquer jogo, e fazer Anthem não teria sido possível sem qualquer um desses esforços".

A BioWare também criticou alguns pontos do artigo, explicando o motivo de não ter participado da reportagem: "Sentimos que houve um foco injusto em membros e líderes específicos dos times, que deram o seu melhor para trazer essa ideia totalmente nova aos fãs. Nós não quisemos ser parte de algo que estava tentando colocá-los para baixo como indivíduos".

Ainda assim, a desenvolvedora reconhece algumas das afirmações da reportagem, e disse que irá trabalhar acima de pontos como evitar "crunch time" - período do desenvolvimento em que os funcionários fazem jornadas muito longas de trabalho.

A palavra final, entretanto, foi em tom de crítica: "Pessoas nessa indústria colocam tanta paixão e energia em fazer algo divertido. Nós não vemos o valor em derrubar uns aos outros, ou derrubar o trabalho de uns aos outros. Nós não acreditamos que artigos que fazem isso estão fazendo nossa indústria e desenvolvimento melhores".