PS5: Sony registra patente de faceplates removíveis

Empresa já processou e intimidou vendedores de acessórios customizáveis

Por Victor Ferreira 22.11.2021 17H26

A Sony agora conta com uma patente oficial para as faceplates do PlayStation 5, indicando que no futuro a empresa pode lançar versões customizadas da cobertura do console de nova geração, além de quem pode criar suas próprias versões do acessório.

Como relatado pelo site OP Attack, o documento foi registrado no Escritório de Patentes dos Estados Unidos em 5 de novembro de 2020, às vésperas do lançamento do PS5, e publicado oficialmente em 15 de novembro deste ano.

Vale notar, é claro, que nada na patente em si declara que a Sony tem planos de lançar novas versões das faceplates do PlayStation 5, mas dá margem para a empresa explorar esta possibilidade no futuro.

Desde que foi revelado que as coberturas do PS5 eram removíveis, e sem nenhuma versão distribuída pela própria Sony, empresas de terceiros começaram a criar suas próprias versões das faceplates, com algumas atingindo grande sucesso no varejo digital.

PS5 com faceplate em preto fosco da Dbrand

Em resposta, a companhia enviou diversas ordens de cessar e desistir para as fabricantes independentes — e, considerando o registro da patente, agora conta com um respaldo legal significativamente maior.

Por enquanto, porém, a Sony não revelou nenhum plano de lançar novas versões das faceplates para o PlayStation 5.

No Brasil, o PS5 teve um aumento recente de preço, subindo em R$ 100 tanto para a edição com drive de disco quanto para a digital. Procurada pelo The Enemy, a divisão PlayStation declarou: "Os preços estão de acordo com nossa avaliação constante das condições locais do mercado."

E há também mesmo as dificuldades de encontrar um PS5 à venda — algo que não deve melhorar no futuro próximo, já que reportagens indicam que a Sony diminuiu o ritmo de produção do console por falta de componentes de fabricação.