Problema grave do PS4 é aparentemente corrigido em nova atualização de sistema

Erro com bateria de relógio interno era "bomba-relógio" para funcionamento do console

Por Victor Ferreira 22.09.2021 18H30

Na última semana, o PlayStation 4 ganhou a atualização de software de sistema 9.0, que pode ter solucionado um problema que poderia inutilizar o console no futuro próximo ou distante, dependendo de cada usuário.

Para um contexto maior, em meados de 2021 descobriu-se que, caso a bateria do CMOS que rege o relógio interno do PS4 acabe, é possível que o console não rode mais nenhum jogo, seja por disco ou digital.

Isso aconteceu principalmente como uma medida contra trapaças envolvendo troféus, e geralmente, mesmo que a bateria do relógio acabe, o sistema consegue se "encontrar" por meio de uma conexão com a PlayStation Network.

Porém, como diversas pessoas ressaltaram na época, em algum momento a Sony irá desativar a PSN e PS Store do PlayStation 4, e assim que as baterias acabarem os consoles ficariam essencialmente inutilizados.

Uma solução em potencial seria trocar a bateria, mas isso requer desmontar o console para acessar a placa-mãe, algo que requer um pouco de conhecimento e risco por parte do dono do console.

Agora, porém, como notado inicialmente pelo usuário de Twitter e youtuber Destruction Games, a atualização 9.0 parece ter corrigido o problema, indicando que a bateria de seu PS4 continua morta (com a data interna revertendo para 31 de dezembro de 1969), mas que agora é capaz de jogar seus games mesmo offline, com o principal diferencial sendo as datas vazias em troféus.

O youtuber Modern Vintage Gamer publicou um vídeo em seu canal mostrando algo semelhante com um PS4 com a bateria do CMOS removida.

Por isso, caso não queira que seu PlayStation 4 vire um peso de papel particularmente caro e continue a rodar jogos mesmo anos após a eventual desativação da PSN do console, lembre-se de baixar e instalar a atualização de software 9.0.