PlayStation trabalha em serviço para competir com Xbox Game Pass, diz Bloomberg

Serviço de assinatura tem codinome Spartacus e pode ser lançado no segundo trimestre

Por Victor Ferreira 03.12.2021 15H24

O site Bloomberg reporta que a Sony trabalha em um novo serviço para o PlayStation que deve competir diretamente com o Xbox Game Pass, com plano de assinatura que daria acesso a jogos clássicos do PS1, PS2, PS3 e até PSP.

Fontes da reportagem indicam que o projeto, com codinome Spartacus, permitiria donos de PlayStation a acessar um catálogo de jogos clássicos e modernos dos consoles da Sony, e unirá os dois serviços atuais da empresa, a PlayStation Plus e o PlayStation Now, em uma única plataforma, removendo a marca do Now no processo.

A matéria da Bloomberg não confirma, mas é provável que o serviço seja disponibilizado tanto no PlayStation 5 quanto no PlayStation 4, já que o antigo console conta com uma base instalada de dezenas de milhões de jogadores.

Embora os supostos planos da Sony não estejam finalizados, uma documentação adquirida pela reportagem indica três planos de assinatura diferentes: o serviço básico seria essencialmente o mesmo da PS Plus atual; o plano intermediário contaria com jogos de PS4 e, futuramente, PS5; e o terceiro nível contaria com demos, streaming de jogos e um catálogo de clássicos do PlayStation, PS2, PS3 e PSP.

Konami/Divulgação

As fontes também indicam que a empresa também está focada em reforçar sua estratégia no âmbito de streaming de games, tal qual a Microsoft e seu xCloud.

O serviço tem previsão de lançamento para o segundo trimestre, equivalente à primavera norte-americana.

Procurada pela Bloomberg, a Sony não comentou sobre o assunto.

Com o sucesso do Xbox Game Pass, que atualmente conta com 18 milhões de assinantes e diversos elogios do público por seu catálogo e benefícios, uma das grandes perguntas na indústria é qual seria a reação e proposta da Sony para uma plataforma semelhante.

No lançamento do PlayStation 5, a Sony disponibilizou a PS Plus Collection, uma coletânea de jogos aclamados do PS4 (tanto exclusivos quanto multiplataforma) que podem ser baixados por usuários assinantes do serviço.

Na época, essa oferta levou a especulações de que PlayStation estaria preparando o terreno para um possível competidor para o serviço de Xbox, algo reforçado pelo próprio presidente da marca, Jim Ryan, em uma entrevista de novembro de 2020.

"Há novidades por vir, mas não hoje", disse em entrevista ao TASS. "Temos o PlayStation Now que é nosso serviço por assinatura, e que está disponível em vários mercados."

Vale notar que o PlayStation Now não está disponível em diversos países, incluindo o Brasil.

Por enquanto, porém, a Sony não declarou oficialmente que fará um serviço equivalente ao Xbox Game Pass.