Nintendo, Microsoft e Sony vão exigir probabilidades de itens em loot boxes

Publishers deverão deixar claras as chances de cada tipo de item aparecer para jogadores

Por Victor Ferreira 07.08.2019 18H13

Em uma iniciativa conjunta, as três maiores companhias da indústria de games para consoles - Nintendo, Microsoft e Sony - passarão a exigir que publishers e desenvolvedoras mostrem as probabilidades dos tipos de itens a aparecer em loot boxes.

O anúncio foi feito pela Entertainment Software Association (ESA), principal lobby da indústria da games, durante uma reunião com a Federal Trade Comission (FTC), órgão de fiscalização governamental dos EUA.

"A indústria de video games depende de criar e sustentar relações com nossos jogadores com base na diversão, mas tão importante na confiança", diz o comunicado da ESA.

Além das três grandes empresas, diversas publishers aceitaram as diretrizes, como Activision Blizzard, Bandai Namco, Bethesda, Bungie, Electronic Arts, Take-Two Interactive, Ubisoft, Warner Bros. Interactive e Wizards of the Coast. Algumas delas já divulgam os números de probabilidades nas suas loot boxes, enquanto outras planejam implementar este sistema até o fim de 2020.

"Acreditamos em transparência com consumidores, e em providenciar informações para suas decisões de compra", disse um representante da Microsoft ao site The Verge.

A Sony, por sua vez, comentou: "Apoiamos esforços da indústria ao exibir a probabilidade de obter itens virtuais randomizados, conhecidos como loot boxes, e temos o compromisso de providenciar consumidores com esta informação para todos os jogadores que desenvolvemos e distribuimos"

"Na Nintendo, garantir que nossos consumidores possam fazer escolhas informadas quando estão jogando nossos jogos é muito importante", disse um representante da empresa. "Como parte de nossos esforços contínuos nesta área, a Nintendo vai requerir a divulgação de níveis de drops em jogos de Nintendo Switch que ofereçam itens virtuais randomizados para compra, conhecido como loot boxes."