Nintendo   Xbox   Pc   Playstation

Modelo de loot boxes em jogos esportivos é “sustentável”, diz EA

Vice-presidente reforça diferenças entre jogos como FIFA e Star Wars: Battlefront II

Por Victor Ferreira 29.06.2018 15H46

No fim do ano passado, a Electronic Arts virou foco de uma enorme controvérsia relacionada ao uso de microtransações e loot boxes no jogo Star Wars: Battlefront II.

De acordo com o vice-presidente da EA Sports, Daryl Holt, porém, este modelo de microtransações é “sustentável” nos jogos esportivos da empresa, como FIFA e Madden NFL, sendo utilizado há anos sem grandes reclamações públicas.

“É um modelo de jogo diferente”, disse em entrevista ao GamesIndustry.biz. “Eu posso ganhar coisas no FIFA Ultimate Team ao simplesmente jogar o jogo, em qualquer nível que queira jogar. Eu também posso te vencer se você tiver uma equipe com ranking melhor porque eu sou melhor no FIFA.”

“Eu não me preocupo com a pontuação do meu time… Este aspecto de escolha e como nos engajamos na EA Sports é um aspecto bem diferente com como vemos esta controvérsia que surgiu ao redor de Battlefront.”

“Nosso modelo é sustentável”, continuou. “Certamente nos mudou - no jeito que sempre acontece em termos de qualquer coisa que você ouve de um jogador ou da indústria - em como reagimos e adaptamos a isso.”

Holt citou o nível de probabilidades nos pacotes com cartas do Ultimate Team em FIFA 19 como uma mudança neste modelo.

“Mas para a EA Sports e o Ultimate Team, o modo é muito popular. Funciona deste jeito e dá aos jogadores a escolha de jogar como quiserem jogar, o que acho ser valioso desde que possamos garantir que é justo e não é um detrimento para isso.”

O executivo também chegou a dizer que a empresa “não acredita que loot boxes são jogos de azar". Em diferentes partes do mundo, porém, governos estudam banir ou regulamentar estes produtos como tal.