Xbox   Pc   Playstation

Loot boxes podem passar a ser consideradas como jogo de azar no Reino Unido

Departamento governamental pedirá por análise da mecânica presente em vários games

Por Breno Deolindo 08.06.2020 14H15

De acordo com reportagem do The Guardian, as loot boxes podem passar a ser consideradas como jogos de azar no Reino Unido. Segundo o veículo, o departamento governamental de Digital, Cultura, Mídia e Esportes (DCMS) pedirá uma análise de evidências sobre o assunto.

A motivação seria a mesma que já surgiu em outros países: a possibilidade do vício em jogos de azar ser introduzido pelas loot boxes. Na Bélgica, isso já foi motivo para a proibição completa de loot boxes no país, forçando as desenvolvedoras a se adaptarem.

Até o momento, o governo do Reino Unido não considerava a mecânica como um jogo de azar, já que não teria nenhum ganho financeiro envolvido. Entretanto, o DCMS reuniu evidências de que, em sites terceirizados, é possível trocar os ganhos com loot boxes por dinheiro da vida real.

Novamente, nenhuma surpresa. O mercado paralelo de skins de CS:GO, por exemplo, movimenta bilhões de dólares por ano; também não é difícil encontrar contas de FIFA e outros jogos sendo integralmente vendidas na internet.

O ganho da indústria de games com as loot boxes é gigantesco: grande parte da receita da EA é provinda da venda de FIFA Points, moeda utilizada para comprar pacotes do FIFA Ultimate Team.