Xbox   Pc   Playstation

Jogamos: gráficos caprichados realçam tensão de Resident Evil 2 Remake

Demonstração com Claire traz luta contra o vilão William Birkin

Por Claudio Prandoni 28.08.2018 09H00

Depois do impacto de jogar o remake de Resident Evil 2 pela primeira vez, com gráficos tão impressionantes que deixam a experiência mais imersiva do que nunca, foi vez de encarar uma nova demonstração com um combate contra um chefe, em sessão realizada pela Capcom, em São Paulo, nos últimos dias.

E não foi um boss qualquer: trata-se do primeiro duelo contra William Birkin, o vilão principal do jogo, que está começando a se transformar em monstro.

No comando de Claire, o teste começa em uma sala da delegacia de Raccoon City que leva a uma área de temática industrial, cheia de canos e grades. Não demora para encontrar Sherry, garotinha filha de Birkin que desempenha papel importante na história (e depois reaparece em Resident Evil 6), e em seguida o próprio William, dando início ao combate.

Apesar dos controles renovados do jogo, que trazem movimentação mais livre ao estilo RE5 e 6, o combate é tenso e claustrofóbico. Os corredores são estreitos e é necessário ter certa dose de estratégia para não ser encurralado pelo monstro.

A luta é também excelente exibição de como os gráficos modernos do game ajudam a realçar a tensão marcante de RE2. Birkin apresenta detalhes grotescos por conta da mutação que está sofrendo e o próprio ambiente muda conforme as máquinas do lugar começam a soltar vapor.

A fumaça limita o campo de visão e torna mais difícil fugir ou caçar o monstro. Tudo isso vem acompanhado de um trabalho de som primoroso, com riqueza de detalhes e bom senso de localização espacial, especialmente ao jogar com um bom fone de ouvido.

Nesta demonstração foi possível testar o lançador de granadas, outro aspecto clássico de RE2. Pelos cenários era possível encontrar os itens para combinar e fazer a munição de ácido para o equipamento, especialmente útil na luta contra Birkin.

De grande utilidade também foi o contra-ataque, elemento inédito neste episódio e resgatado do remake do primeiro Resident. Ao ser atacado, é possível golpear de volta com uma faca ou até uma granada para escapar sem levar dano e ainda machucar um pouco o inimigo.

A demo termina com uma extensa animação, que mostra também o belo trabalho da Capcom em repaginar esses trechos, tirando bastante do estilo 'filme B' que marcou os primeiros anos da série Resident Evil.

Não que fosse ruim, pelo contrário, servia até como um elemento que reforçava a identidade da franquia, mas com o altíssimo nível de detalhes gráficos deste remake é um estilo que certamente soaria tosco e ultrapassado demais.

As expectativas para Resident Evil 2 já estavam altas depois de jogar com Leon e testar agora novamente com Claire deixa a empolgação a mil também.

Resident Evil 2 sai no dia 25 de janeiro de 2019 para PlayStation 4, Xbox One e PC.