Horizon Forbidden West: Novas mecânicas são reveladas

A exploração nunca foi tão ágil e natural; Aloy terá muito mais opções

Por Diego Lima 25.10.2021 13H00

Aloy terá ainda mais opções para explorar o mundo aberto em Horizon Forbidden West. Conforme publicado em texto no site oficial da PlayStation, existirão mais suportes de gancho, por exemplo, e outras opções de jogabilidade que deixarão a personagem extremamente versátil.

"No intuito de expandir a fundação estabelecida por Horizon Zero Dawn, adicionamos várias formas de percorrer o mundo", explicou David McMullen, Chefe de Design de Sistemas na Guerrilla Studios, em publicação no site oficial da PlayStation. "Aloy pode escalar livremente por seções imensas de terreno rochoso. Agora, ainda mais máquinas servem como montarias; suportes de gancho são encontrados por todo o ambiente, permitindo deslocamento vertical mais ágil; nadar debaixo d’água introduziu um novo aspecto da exploração; e o Planador oferece a melhor vista do belo mundo de Horizon Forbidden West, sem falar num atalho rápido para descer de grandes altitudes!"

De acordo com McMullen, todas as mecânicas também transmitirão sensações específicas por meio do DualSense. Ao entrar na grama, enquanto busca uma abordagem mais furtiva, o jogador sentirá uma leve transição por meio da vibração. O mesmo vale para os gatilhos quando a corda do arco é tensionada ao máximo.

"O controle sem fio DualSense tem um papel em todas as nossas mecânicas", disse. "Do arrastar dos destroços quando você empurra um caixote à sensação do cabo desenrolando ao usar o Lança-gancho — com a tensão adaptável crescente do gatilho ao puxar! Também adicionamos dimensões tácteis para aumentar tanto o valor da jogabilidade quanto a sensação de participar do mundo que a Aloy percorre. Podem ser tão sutis quanto a sensação de entrar na grama furtiva, ou o estalo do gatilho adaptável ao puxar a corda do arco ao máximo. Inclusive, usamos a ausência de tensão adaptável para ajudar a comunicar quando acabou a munição."

No maior estilo Assassin's Creed, Aloy poderá escalar livremente grandes estruturas de pedra. Basta acertar a direção na qual a personagem precisa seguir, que normalmente é guiada por marcas amarelas presentes ao longo das tais estruturas. Se quiser descer, basta pular e usar o planador para fazer isso da forma mais ágil possível.

Aliás, Aloy se transformará no próprio Homem-Aranha durantes as escaladas, caso jogadores se aproveitem bem do gancho.

"O Lança-gancho é um dispositivo mecânico de pulso com duas funções separadas”, contou David. “A primeira função é a mecânica de gancho de escalada que deixa o jogador atravessar o ambiente de forma rápida e fácil, uma opção dinâmica de travessia/fuga na caixa de ferramentas do jogador. Ao usar o gancho, é possível ativar o lançamento — e Aloy será atirada ao ar, onde poderá agarrar uma beirada mais alta, disparar o arco, planar, atacar do alto ou até atirar o gancho em outro suporte."

"A segunda função do Lança-gancho é o guincho que deixa o jogador manipular, mover e destruir dinamicamente objetos no ambiente. O que torna possível, por exemplo, puxar um baú de saque escondido numa beirada ou abrir um duto de ventilação para criar uma nova rota de subida", prosseguiu.

Horizon Forbidden West será lançado em 18 de fevereiro de 2022 para PS5 e PS4.