Xbox   Windows   Pc   Playstation

GTA V será mais que um simples port para consoles da nova geração

Versão remasterizada de PS5 e Xbox Series X/S chega na segunda metade de 2021

Por Daniel Trefilio 04.03.2021 10H19

Segundo Strauss Zelnick, CEO da Take-Two (empresa-mãe da Rockstar Games), a versão de GTA V que chegará aos novos PS5 e Xbox Series S/X não será um port com algumas atualizações, mas uma versão completamente remasterizada que chegará no segundo semestre de 2021.

Durante uma de suas falas à conferência virtual organizada pelo grupo Morgan Stanley, Zelnick explicou um dos principais motivos por GTA V ainda não ter saído para nova geração de consoles. Segundo o executivo, a Rockstar não adota, e supostamente nunca adotou, a estratégia de fazer simples ports de seus jogos para outras plataformas, mas designar tempo e investimento para fazer versões que estejam de acordo com os recursos dos quais as plataformas em questão dispõem.

O intuito é garantir que quando um título chega a uma nova plataforma, o resultado final represente o melhor que aquele jogo teria para oferecer no novo ecossistema, o que explicaria o tempo que a Rockstar leva para introduzir seus títulos em sistemas diferentes dos quais eles foram originalmente lançados.

Apesar de GTA V ter aparecido em alguns trailers e eventos de lançamento dos novos PS5 e Xbox Series S/X, o jogo que já vendeu mais 140 milhões de unidades ainda não deu as caras nos novos consoles justamente por se tratar de uma versão remasterizada planejada para ser lançada no segundo semestre de 2021.

Divulgação / Rockstar

Não há confirmação sobre uma atualização gratuita para quem já possui GTA V para PS4 e Xbox One, mas a julgar pelas declarações que enfatizam na dedicação e investimentos da empresa em garantir a melhor experiência possível nas novas versão, é bem provável que a versão remasterizada de GTA V precise ser comprada separadamente e a preço cheio.

Quando questionado sobre GTA 6, Zelnick afirmou que “a Rockstar ainda não anunciou títulos novos e, quando houver um anúncio para ser feito, ele será feito pela Rockstar”, convenientemente desviando da pergunta, já que seria incoerente o CEO da empresa dona da Rockstar vazar extraoficialmente um anúncio desse porte.

Apenas em 2020, GTA V vendeu quase tantas cópias quanto em seu lançamento para Playstation 3 e Xbox 360 em 2013, superando todos os outros anos entre este período, e com uma versão remasterizada chegando para os novos consoles é possível assumir que os números totais continuarão a crescer, especialmente conforme a base instalada dos novos consoles for aumentando nos próximos anos, um feito impressionante para um jogo que já beira uma década.