Executivo que ressaltou retrocompatibilidade no PS5 já questionou função no PS4

Jim Ryan disse anteriormente que não entendia porque jogadores queriam algo do tipo

Por Victor Ferreira 21.05.2019 19H49

Recentemente, durante uma reunião com investidores da empresa, o CEO e presidente da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, declarou que a função de retrocompatibilidade no próximo console PlayStation será "incrivelmente importante" e "fator crítico de sucesso" para a plataforma, ressaltando que ajudará donos do PS4 a migrar para a nova geração.

Curiosamente, há quase 2 anos atrás, Ryan era muito mais cético em relação ao uso da retrocompatibilidade para atrair o público.

"Quando nós exploramos a retrocompatibilidade, eu posso dizer que esse é um dos recursos muito requisitados, mas não muito usado", disse na época à revista Time. "Isso, e recentemente eu estava num evento de Gran Turismo onde eles tinham os jogos do PS1, PS2, PS3 e PS4, e os jogos de PS1 e PS2, eles pareciam idosos, por que alguém iria querer jogar isso?"

Desde então, alguma coisa mudou a perspectiva tanto de Ryan quanto a da Sony como um todo.

Muito provavelmente, a retrocompatibilidade é muito mais simples da atual geração para a próxima, já que a arquitetura do PS4 era significativamente diferente do PS3, o que - ao que tudo indica - não será o caso do PlayStation 5.

Além disso, é inegável que a Microsoft encontrou bastante sucesso e apreço do público ao disponibilizar os jogos de Xbox 360 e Xbox original para o Xbox One.

O novo PlayStation ainda não tem previsão de lançamento.