Ex-presidente da Sony gostaria que grandes jogos tivessem duração menor

Shawn Layden comentou sobre a longa extensão dos títulos conhecidos como AAA

Por Breno Deolindo 24.06.2020 15H31

Shawn Layden, antigo presidente da Sony Interactive Entertainment, afirmou que gostaria de ver mais jogos de alto investimento que durassem entre 12 e 15 horas. Em entrevista à Venture Beat, o executivo fala mais sobre a tendência da indústria em produzir jogos cada vez maiores, e questiona a sustentabilidade desse formato.

"Eu terminaria mais jogos, antes de tudo. Assim como uma obra bem editada de literatura ou um filme - eu estou olhando para a disciplina e o contentamento em volta disso. Isso poderia nos trazer conteúdos mais instigantes e bem amarrados. Seria algo que eu gostaria de ver um retorno", ele afirma.

"O custo de se criar games aumentou", ele prossegue. "Alguns estúdios mostram que o custo sobe duas vezes a cada avanço em geração de consoles. O problema com esse modelo é de que ele não é sustentável". Como possível resposta a gastar "5 anos fazendo um jogo de 80 horas", ele sugere "Que tal três anos e um jogo de 15 horas?".

O comentário vem ainda em meio a uma indústria que se mostra cada vez mais indefesa contra acusações de crunch: desenvolvedoras como Naughty Dog, Rockstar e BioWare já foram acusadas de levar seus funcionários ao limite para criar jogos dentro do prazo. A Naughty Dog, inclusive, acabou de lançar The Last of Us: Parte II, que é algumas horas mais longas do que seu antecessor.

Layden deixou a Sony em 2019, depois de quase 32 anos, e ainda não anunciou os próximos passos em sua carreira.