Xbox   Pc   Playstation

Elden Ring: O NPC que abusa da sua inocência

Não dá para confiar em ninguém no jogo da From Software

Por Matheus Oliveira 06.08.2022 10H53

O Castelo Tempesvéu é um dos primeiros grandes desafios na história de qualquer Maculado em Elden Ring — e também lar do NPC mais traiçoeiro do jogo.

Abusando da inocência principalmente de novatos em títulos da From Software, existe um personagem que está lá apenas para tirar proveito da sua falta de experiência.

LEIA MAIS

Estamos falando aqui de Gostoc, espécie de “porteiro não oficial” do castelo. Ao interagir com ele logo na entrada (ato natural após ser chamado logo na porta), o jogador é apresentado ao NPC.

From Software

Em seus diálogos, Gostoc não apenas soa sarcástico como aconselha a ir pelo caminho mais longo, uma falha na parede do castelo, “não vigiada por guardas”. Porém, a verdade é que o personagem quer ver o Maculado sofrendo no caminho?

Por quê? Durante sua “estadia” no Castelo Tempesvéu, Gostoc rouba um pouco das runas do jogador após mortes, por exemplo.

Mesmo parecendo inofensivo e fraco, Gostoc está por trás de alguns dos piores momentos no interior do castelo. Ao chegar na primeira ante-sala, o NPC propositalmente fecha o jogador em uma sala apertada contra um inimigo poderoso, ainda mais se não houve esforço em aumentar níveis até então. 

From Software

Não bastando isso, o personagem ainda ri sem qualquer remorso. Veja no vídeo abaixo como é até possível ver Gostoc perseguindo o jogador no decorrer do caminho. Ao tentar interagir, ele até demonstra espanto de ver o Maculado vivo, por que será?

Gostoc aparece seguindo o jogador mais duas vezes no decorrer do caminho até o chefe final do Castelo Tempesvéu, sempre roubando runas quando morremos, mas sem mais nenhuma estripulia.

Há de se pensar que o NPC foi colocado no local justamente para brincar com a inocência tanto do jogador iniciante de Elden Ring, mas principalmente de quem coloca as mãos em games da From Software pela primeira vez para atiçar os sentidos e deixar todos mais alertas no decorrer da aventura.

Ainda assim, é fato tal presença despertar sentimentos negativos nos jogadores, que até experimentam eliminar o NPC. De fato, feito isso, ninguém fecha a porta ou alerta os guardas da entrada do castelo, por exemplo. Porém, após certas atualizações, Gostoc ganhou toda uma linha de missões paralelas, que são perdidas caso o personagem seja abatido.

From Software

Com certeza, Gostoc é um dos artifícios mais bem desenvolvidos para fazer novos jogadores aprenderem sobre Elden Ring. Além de lutas desafiadoras, o fato de seguir em frente nas Terras Intermédias tendo também dúvidas sobre todo e qualquer NPC agrega à experiência e deixa tudo mais intenso e ameaçador.

Elden Ring está disponível para PS5, Xbox Series, PS4, Xbox One e PC. Para mais sobre o jogo, veja uma das histórias mais trágicas do game.