Diretor de Ghost in the Shell sobre Death Stranding: "Filmes não podem competir"

Mamoru Oshii diz que produtos como jogo de Kojima são "muito melhor que filmes"

Por Victor Ferreira 19.11.2019 19H20

Em entrevista em vídeo para a IGN, o conceituado diretor japonês Mamoru Oshii, conhecido por clássicos do cinema animado como Patlabor e Ghost in the Shell, comentou sobre o mais novo jogo de Hideo Kojima, Death Stranding, e sua perspectiva sobre a mídia de games em relação aos filmes.

"Acho que está na natureza dos seus jogos, o quanto ele mostra da sua própria visão do mundo, mas é algo que filmes simplesmente não conseguem fazer", opina Oshii. "Ao se imergir neste mundo, coisas são reveladas, você pode senti-las, como a atmosfera deste mundo impressionante, e em ordem para dar a sensação do real você tem que usar games como sua mídia."

"Acho que realmente entendo o porquê".

O diretor também comentou sobre os principais elementos do jogo, como o ato de entregar encomendas e conectar pessoas.

"Entregar os pacotes é algo que entendi, 'stranding' é conectar outros como um sistema que permite jogadores a experimentar e agir, estas ideias precisam ser expressadas: O que significa 'conectar'? Não é simplesmente girar uma chave."

"É arriscado. Ele tomou um grande risco", continuou. "Lutar é o mais fácil de entender e é um bom motivador. Um jogador pode sentir esta sensação de dever cumprido rapidamente. A espinha dorsal de games é saber como inspirar esta sensação. Ele mudou isso."

Oshii também acredita que, pela natureza da mídia, Kojima teve um trabalho significativamente mais árduo que o seu como diretor de cinema para atingir "este tipo de expressão".

"Sem brincadeira, ele vai diminuir sua expectativa de vida se continuar deste jeito", disse. "Eu quero que ele continue criando, mas também quero que viva uma vida longa."

O diretor chegou a comentar sobre o que acredita serem as limitações da mídia do cinema em relação a games, tomando Death Stranding como exemplo.

"Ele fez algo que eu definitivamente nunca faria. Eu pensei sobre isso de novo e de novo", declarou. "Filmes não podem competir."

"Neste curto período de tempo, este tipo de produto é muito melhor do que filmes. A maior parte das pessoas só assistem uma vez e é isso aí."

Os comentários de Oshii também refletem uma entrevista anterior conduzida pelo IGN com o diretor de Mad Max, George Miller, que elogiou a visão de Kojima em seu novo projeto.

Death Stranding está disponível para PlayStation 4, e sai em 2020 para PC.