Demon's Souls no PS5 quer unir tradição com modernidade da série Souls

Remake de clássico da From Software é um dos jogos mais importantes do novo console

Por Pedro Henrique Lutti Lippe 29.10.2020 10H00

“Faz muito tempo que queremos fazer um remake deste jogo. Só mesmo depois de recriar Shadow of the Colossus é que nos vimos à altura do desafio, mas mesmo hoje não é uma missão que nós tratamos de maneira leviana.”

É assim que Gavin Moore, diretor criativo do remake de Demon’s Souls, descreve o projeto para criar um dos mais importantes títulos de lançamento do PlayStation 5.

Onze anos após a surpreendente estreia do jogo que deu início à febre dos ‘Soulslike’, a Bluepoint e a Sony Worldwide Studios unem forças para modernizar a obra-prima de Hidetaka Miyazaki, mas sem mexer demais em tudo o que fazia do original tão bom.

Divulgação/Sony

Em entrevista ao The Enemy, Gavin Moore explicou que a principal meta da equipe de desenvolvimento – que recebeu a bênção, mas não o auxílio da From Software – era fazer o maior número possível de pequenas melhorias ao jogo sem alterar sua essência.

Como exemplos, o diretor criativo cita ajustes na câmera, correções para a colisão de certos ataques e inimigos, além de melhorias de interface. O sistema de ‘World Tendency’, que no original era essencialmente uma mecânica oculta que apenas os jogadores mais experientes conseguiam controlar, agora terá uma tela dedicada com identificações claras sobre como as ações dos jogadores estão influenciando o mundo do jogo.

Mas Gavin jura que fãs do game original de PlayStation 3 não ficarão incomodados com as mudanças. Certas cenas dos trailers recentes do jogo fizeram com que alguns jogadores veteranos especulassem que o remake assumiria o controle da câmera para destacar certas coisas no cenário, mas o diretor criativo deixou bem claro que tais medos são infundados: fora de cutscenes, o jogador sempre terá controle absoluto da câmera, como em todo bom jogo Souls.

Divulgação/Sony

A maior mudança feita pelo remake diz respeito ao modo online do jogo.

No original, como em Dark Souls ou Bloodborne, cada sessão online permitia a presença de um máximo de 4 jogadores – 1 hospedeiro, 2 aliados (‘Phantoms’) e 1 invasor. Para dar mais versatilidade ao multiplayer, o remake agora permite 6 jogadores simultâneos – 1 hospedeiro, 3 aliados e 2 invasores. Dependendo de como os jogadores optarem por interagir com tal modo, ele pode servir para facilitar a aventura, ou então para criar situações ainda mais desafiadoras.

Gavin também revelou que Demon’s Souls utilizará o sistema de dicas do PS5 (que requer uma assinatura da PlayStation Plus) de uma maneira bem criativa: serão mais de 180 vídeos de ajuda para determinadas partes da aventura, divididos em ‘fases.’

O primeiro vídeo a ser destravado para ajudar na resolução de um certo obstáculo dará apenas uma pista do que o jogador precisa fazer. Caso a dica não seja suficiente, o jogador tem a opção de retornar ao menu de ajuda e desbloquear um segundo vídeo, que revela de maneira mais explícita a solução para o problema. Segundo Gavin, é uma maneira que os desenvolvedores encontraram de preservar ao máximo o sentimento de descoberta que Demon’s Souls proporciona.

Divulgação/Sony

Descrito enfim por Gavin Moore como um jogo desafiador, mas justo, o remake de Demon’s Souls será exclusivo do PlayStation 5, e chegará ao Brasil ao lado do console no dia 19 de novembro.