Concord deve inaugurar microtransações em outubro

Jogo exclusivo do PlayStation teve plano de atualizações divulgado, prometendo pelo menos três temporadas

Por Rafael Arbulu 13.08.2024 17H35

O shooter Concord, exclusivo para PlayStation 5 (nos consoles, pelo menos, já que ele também chegará ao PC), terá pelo menos três temporadas de atualizações de conteúdo após o lançamento, além de diversos updates menores e sazonais, e também uma loja para microtransações – esta última, programada para outubro deste ano.

As informações foram passadas pelo próprio diretor do jogo, Ryan Gillis, que falou ao blog oficial do PlayStation sobre os planos para o futuro do jogo. Vale citar que Concord tem lançamento programado para 23 de agosto.

LEIA TAMBÉM

“O jogo base será a fundação sobre a qual vamos construir mais ao longo do tempo, por meio de sistemas que vão expandir o universo, introduzir novas formas de jogar e dominar cada personagem, oferecer recompensas exclusivas e narrativas que se desenvolverão semanalmente, juntamente de atualizações sazonais que apresentarão novos personagens, mapas e mundos, novos modos de jogo, histórias e muito mais”, disse Gillis.

Crédito: Firewalk Studios/Divulgação

Os planos para o futuro de Concord

De acordo com o diretor, Concord será lançado daqui alguns dias, somente com o jogo base disponível neste primeiro momento. A partir de outubro, teremos a primeira temporada de atualização. Nela, teremos um novo personagem jogável, um novo mapa, atualizações de qualidade de vida (estabilidade de jogo, correção de bugs etc.), mais recompensas e cutscenes narrativas.

Nessa mesma atualização, será introduzida também a loja de itens, adicionando o caráter de microtransação que um jogo live service como Concord certamente teria em algum momento. Gillis disse, no entanto, que nenhuma compra da loja afetará o gameplay – ou seja, nada de itens que lhe ofereçam vantagens nas partidas, como se vê em sistemas pay to win, por exemplo.

Em janeiro de 2025, a segunda atualização trará mais um personagem – o 18º, no total – mais um mapa, um novo modo de jogo e, como de praxe, atualizações de qualidade de vida, novas cutscenes e afins. A terceira atualização virá em abril, embora esta não tenha recebido nenhum detalhamento.

Gillis também ressaltou que, ao contrário de outros jogos do gênero, Concord não terá passes de temporada ou de batalha e todo conteúdo disponibilizado será gratuito. O único pagamento envolvido é aquele feito quando você comprar o jogo e itens vendidos pela loja online.

Mas Concord é tudo isso?

Responder se o jogo é bom ou não depende de vários fatores, mas o mais importante é o gosto pessoal de cada jogador. O The Enemy teve a oportunidade de testar uma versão beta de Concord em junho deste ano e, para todos os efeitos, as impressões iniciais foram bem positivas.

Inclusive, o próprio Felipe Vinha, quem executou o teste na nossa equipe, chegou a comparar o potencial do jogo com Guardiões da Galáxia, da Marvel: embora o mercado de jogos de tiro como serviço esteja bem saturado (APEX Legends, Valorant, Fortnite…a lista segue e segue e segue…), Concord tem gás para se destacar a ponto de ser a “zebra” desse campo da indústria, destacando-se tal qual os Guardiões vingaram: antes da trilogia de filmes dos herois da Marvel, apenas os fãs dos quadrinhos da empresa os conheciam bem. Já hoje…

Em suma, Concord pode vingar, ou não. Certamente, os planos do time de desenvolvimento são ambiciosos e foram traçados a médio e longo prazo. Resta saber se isso será suficiente para que o jogo consiga se firmar em um setor tão competitivo.