Nintendo   Xbox   Pc   Playstation

Classificação indicativa dos EUA passa a apontar presença de loot boxes em games

A ESRB anunciou que os "Itens Aleatórios" estarão indicados no selo de classificação indicativa dos jogos

Por Breno Deolindo 13.04.2020 17H00

A ESRB, entidade que determina classificação indicativa de games na América do Norte, anunciou que passará a indicar a presença de loot boxes e mecânicas similares em seus selos. O emblema da organização é estampado na capa dos jogos, listando os elementos que existem dentro daquele game.

Um detalhe curioso é a utilização do termo "Itens Aleatórios", ao invés do tradicional loot box. Em declaração oficial, a entidade afirma que a intenção é deixar o anúncio acessível para pessoas que estão alheias à comunidade gamer, além de dizer que "loot boxes" pode não englobar todas as nuances desse tipo de mecânica.

Quanto às compras in-game, a ESRB já notifica esse elemento desde 2018, e decidiu incrementar essa classificação para poder transmitir uma informação mais precisa aos consumidores.

Loot boxes já estiveram no centro de uma série de polêmicas, como sua proibição na Holanda e as várias comparações a jogos de azar. Por enquanto, a indústria não parece ter grandes problemas com essa mecânica - a EA, inclusive, já lucrou bastante com a venda de FIFA Points.