Xbox   Pc   Playstation

Blizzard explica o motivo de Overwatch ainda não ter uma personagem negra

Ashe, a nova heroína, chegou a aparecer com a pele escura em artes conceituais iniciais

Por Breno Deolindo 06.11.2018 17H19

Ashe, a nova heroína de Overwatch, foi recebida com bastante carinho pela comunidade, mas alguns fãs questionaram o porquê do jogo ainda não ter uma personagem negra.

Personagens como Pharah, Symmetra e Sombra possuem pele escura, mas não são consideradas como negras ou afro-americanas nesse questionamento dos fãs. Suas nacionalidades - Symmetra é indiana, Sombra é mexicana e Pharah é egípcia- são alguns dos motivos; apesar desses exemplos, o game ainda não tem uma personagem feminina como Lucio, que possui cabelo no estilo afro.

Em entrevista ao Kotaku, Jeff Kaplan, diretor do game, reforçou que uma grande variedade ética já é coberta pelo elenco do game: "Nós não temos poucos heróis nos quais estamos trabalhando secretamente em Irvine. Atualmente, acho que o número é próximo de seis. Não acho que as pessoas ficarão desapontadas".

Em artes conceituais antigas, foi revelado que Ashe poderia ter recebido um visual com pele escura, o que deixou os fãs ainda mais chateados. No Twitter, alguns artistas chegaram a criar desenhos de como a personagem ficaria caso fosse negra.

Julie Anne Brame, engenheira de software sênior da Blizzard, comentou com o Kotaku sobre a aparência e a escolha da personagem, dizendo que ela foi originada de uma animação, impedindo que sofresse grandes mudanças estéticas.

"Nós realmente queremos ter um elenco diverso. [...] Não foi como se, de todas as coisas do mundo que pudéssemos escolher, nós quisemos escolher essa personagem em específico; foi mais como 'Uau, essa é uma personagem muito especial que precisa ganhar vida e realmente contribuiria para o nosso universo'. Acho que foi isso que fez com que a Ashe se destacasse".

Ainda assim, essa afirmação não explica o motivo da arte em que Ashe era negra ter seguido em frente. A personagem já está disponível para testes no PC, e não tem data definida para chegar ao PlayStation 4 e Xbox One.