Until Dawn | Exclusivo da Sony aposta no terror e no poder do DualShock 4

Se bem explorado, game pode ser uma boa aposta para o console

Por Guilherme Jacobs 15.12.2014 16H04

Until Dawn foi apresentado originalmente como um jogo em primeira pessoa que fazia uso do PlayStation Move, periférico esquecido do PlayStation 3. Após anos sem aparecer em nenhum evento, a Sony trouxe o jogo de volta, desta vez para o PlayStation 4, como uma aventura semelhante aos lançamentos recentes da Telltale, onde se é responsável por todas as escolhas e a história desenrola de forma diferente para cada jogador.

O ambiente é familiar para qualquer um que já parou para assistir filmes de terror onde um grupo de adolescentes vai para uma cabana no meio da mata curtir as férias e festejar. Ao chegar lá, eles são recebidos por um serial killer. Na demo presente na PlayStation Experience, em Las Vegas, tomamos controle da jovem e bonita Sam enquanto ela se banha. Uma figura nas sombras rouba suas roupas e força a menina a andar pela casa usando apenas uma toalha. Ela logo percebe-se que algo está errado e entra numa perseguição que pode custar sua vida.

A partir deste momento, a desenvolvedora Supermassive deixa que os jogadores se responsabilizem pelo que acontece em seguida. Suas decisões podem prolongar a perseguição, garantir a fuga de Sam ou resultar na morte da menina. Tais escolhas são feitas com uso muito inteligente do DualShock 4. Os quick-time events de Until Dawn não são irritantes e nunca parecem ser truques baratos para forçar você a ficar apertando quadrado de forma rápida. Eles são sutis, muitas vezes simples, e eficazes. O mais tenso é segurar o controle de forma firme, sem balançá-lo, para que a personagem segure sua respiração e não faça nenhum movimento brusco, atraindo o assassino. 

As escolhas também tem o peso na trama. A Supermassive promete que uma vez que o personagem morre, ele ou ela está morto de vez. Então é possível terminar Until Dawn com todos os personagens mortos, todos vivos, ou qualquer variação entre estes dois extremos. Há um grande potencial para narrativas diferentes, algo que incentivará os jogadores a conversarem e compararem a forma com a qual sua história se desenvolveu.

Resta saber o quão eficaz Until Dawn será no terror. A nova demo não é muito assustadora, mas consegue deixar o jogador bem tenso durante vários momentos. Se a Supermassive conseguir elevar o medo tanto quanto a tensão, Until Dawn pode se tornar um dos exclusivos mais interessantes do PlayStation 4.