Tech   Pc

Hacker ganha 20 mil dólares da Valve por descobrir bug no Steam

O erro permitia obter milhares de códigos de acesso para games pagos

Por Breno Deolindo 13.11.2018 13H13

Artem Moskowsky, hacker que se auto-intitula um "caçador de bugs", recebeu uma recompensação da Valve no valor de US$ 20 mil dólares por ter descoberto um glitch no Steam: Moskowsky encontrou uma maneira de conseguir milhares de códigos para baixar jogos gratuitamente, e reportou o problema aos administradores da plataforma.

O caso aconteceu em agosto, mas só foi revelado recentemente pela Valve em postagem no site HackerOne. De acordo com post, qualquer usuário com acesso às ferramentas de desenvolvedor do Steam poderia se aproveitar do bug, usando "parâmetros específicos". Em entrevista ao The Register, Moskowsky afirmou que conseguiu obter 36 mil códigos para Portal 2.

Apesar do Steam possuir um histórico de hackers que tentam obter jogos gratuitamente, uma investigação concluiu que o bug não foi utilizado por usuários mal intencionados.

Curiosamente, não foi a primeira vez que o caçador de bugs ajudou a plataforma da Valve: em julho, ele recebeu premiação de US$ 25 mil por encontrar uma maneira de injetar códigos de programação externos no Steam.