Xbox   Playstation   Pc

Diretor de Final Fantasy XV deixa Square Enix e jogo tem DLCs cancelados

Empresa focará no desenvolvimento de um novo título AAA pela Luminous Productions

Por Rafael Romer 08.11.2018 07H16

Fãs da série Final Fantasy XV acordaram nesta quinta-feira (08) com más notícias sobre o jogo: em uma transmissão realizada hoje, a Square Enix revelou que Hajime Tabata, diretor do jogo, deixou a companhia.

Além da saída de Tabata, três expansões de conteúdo que estavam previstos para chegar ao jogo no ano que vem foram canceladas – Episode Aranea, Episode Lunafreya e Episode NoctisEpisode Ardyn, no entanto, ainda será lançada em março do ano que vem.

Segundo Akio Ofuji, diretor de marca da Square Enix, o cancelamento foi motivado por uma "mudança de direção" da companhia, que decidiu mover parte da equipe de produção para o estúdio Luminous Productions, formado em março. O estúdio trabalha atualmente em um novo jogo AAA ainda não anunciado.

"Embora isso seja extremamente lamentável, esperamos que todos continuem aguardando ansiosamente o Episode Ardyn, que ainda está sendo desenvolvido com seriedade", afirmou Ofuji.

A saída de Tabata é considerada uma surpresa, uma vez que o próprio diretor havia assumido o controle da Luminous Productions após sua formação. Tabata assumiu a posição de diretor Final Fantasy XV em 2014, substituindo Tetsuya Nomura.

O executivo foi considerado um dos grandes responsáveis pelo sucesso comercial de Final Fantasy XV, trazendo updates constantes de conteúdo e novas versões ao game. Também durante a transmissão, Tabata afirmou que deixará a companhia para se dedicar a um novo projeto próprio (via The Verge).

Além do cancelamento dos conteúdos que eram esperados para o jogo, a Square Enix anunciou perdas de US$ 33 milhões – em grande parte por conta da decisão de mudar o foco da Luminous Productions para grandes títulos AAA.