Nintendo   Xbox   Playstation   Pc

As melhores dublagens de games de 2019

Ano marcado por diversos trabalhos decentes de legendas e dublagem em português do Brasil

Por Claudio Prandoni 29.12.2019 10H00

Enquanto anos atrás era muito raro ver jogos chegando legendas e dublagem em português, hoje em dia é algo que se tornou padrão para diversas produtoras de games, especialmente com relação a produções para console.

Felizmente, essa tradição seguiu adiante durante 2019, que nos trouxe excelentes títulos em nosso idioma. Relembramos abaixo alguns dos destaque desta temporada - e damos uma breve espiadinha sobre o que esperar para o futuro.

Crackdown 3 / Gears 5

Uma das pioneiras em realizar localizações de qualidade em jogos para consoles, a Microsoft continuou firme o ótimo trabalho em 2019 com jogos como Crackdown 3 e Gears 5. A jornada de Kait Diaz brilha de maneira especial por dar continuidade à saga e também por trazer momentos fortes de emoções intensas e variadas.

Divulgação

Days Gone / Death Stranding

A exemplo da rival Microsoft, a Sony mantém também um alto nível de qualidade em suas traduções para português do Brasil.

Este ano viu um volume robusto de conteúdo adaptado para nosso idioma: o imenso mundo aberto de Days Gone chegou todo em nosso idioma, assim como as looongas conversas de Death Stranding - que brilhou também por trazer Silvio Giraldi, o dublador do ator Norman Reedus na série Walking Dead, para fazer o protagonista Sam.

Vale notar, outros jogos exclusivos de PS4 também contaram com excelentas localizações, como MediEvil e Concrete Genie.

Divulgação

Crash Team Racing Nitro-Fueled

Em 2019 a Activision mais uma vez foi além de Call of Duty e jogos da Blizzard em suas localizações para português. Crash Team Racing surpreendeu e brilhou com dublagem divertida e irreverente, com nível de qualidade dos melhores desenhos animados da atualidade - algo que já tínhamos visto na coleção Spyro Reignited Trilogy.

Fica a expectativa para que a iniciativa siga rendendo bons frutos e empolgue a produtora a dar o mesmo tratamento para uma eventual aventura inédita de Crash

Divulgação

Mortal Kombat 11

Depois de alguns tropeços e experimentos estranhos a Warner nos últimos tempos consolidou também um trabalho competente de dublagem e foi muito bom ver isso em MK11. Seja no imenso modo história ou nas várias conversas, piadinhas e provocações entre lutas, as vozes em português brilham e dão um sabor especial ao jogo de luta da NetherRealm.

Divulgação

Ubisoft

Verdade seja dita, o ano não foi dos melhores para os jogos da produtora francesa, que divulgou vendas abaixo do esperado e adiou o lançamento de títulos esperados, como Watch Dogs Legion e Gods & Monsters.

Ainda assim, nada disso respinga no incrível trabalho realizado em território brasileiro, onde games da Ubi seguem exibindo qualidade consistente em suas localizações, não importando o tamanho de seus mundos abertos e quantidades de side quests.

Divulgação

Mario e Sonic nos Jogos Olímpicos

Sega Does What Nintendon't! Lembra dessa provocação que a Sega fazia no auge da batalha entre Mega Drive e Super Nintendo, lá nos anos 90? Em pleno 2019 isso voltou a ser realidade e da forma mais irônica possível: do nada, a Sega colocou legendas e vozes em português no game oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, estrelado por Sonic e Mario... e exclusivo para Switch!

É verdade que as vozes estão restritas aos narradores e comentaristas - nada de Mario, Sonic e companhia falando em nosso idioma -, mas é um trabalho de imensa qualidade que já nos deixa empolgados para o futuro. Que venham mais jogos em português estrelados pelos dois heróis!

Divulgação

Star Wars Jedi: Fallen Order

Enquanto nos cinemas a produção mais recente de Guerra nas Estrelas divide opiniões, é praticamente consenso que Jedi: Fallen Order é um ótimo jogo. Felizmente, isso vale também para o trabalho de localização, que traz excelente tradução de textos para português e vozes brasileiras que ajudam a dar o tom da empolgante aventura de Cal Kestis. Ufa, enfim a EA acertou em cheio com Star Wars!

Divulgação

2020: Dragon Ball e Cyberpunk

Enquanto olhamos para trás e relembramos o que deu certo e surpreendeu em 2019, fica também um breve olhar para o futuro. Infelizmente, a temporada 2020 já começa com uma IMENSA oportunidade perdida: Dragon Ball Z Kakarot tem tudo para ser um jogo incrível que recria a saga completa de DBZ em um mundo aberto cheio de ação... mas nada de dublagem em português! Este jogo seria a oportunidade perfeita para deixar Wendel Bezerra, Alfredo Rollo e o grande e querido elenco do anime darem ainda mais brilho ao game.

Por outro lado, a CD Projekt Red mostra mais uma vez o tipo de comprometimento que a tornou queridinha dos fãs na época de The Witcher 3 e vai lançar Cyberpunk 2077 totalmente traduzido e dublado em português do Brasil. E pelos poucos trechos já divulgados da localização brasileira dá pra ficar empolgado sim!

Reprodução