Rare cancelou port de Super Battletoads para o Game Boy, conta produtor

Adaptação do jogo de fliperama lançado em 1994 foi concluída, mas nunca chegou ao console portátil da Nintendo

Por Rafael Romer 06.07.2018 12H26

Em uma década agitada na relação entre a desenvolvedora Rare e a Nintendo, a série Battletoads quase recebeu um spin-off de sua versão arcade Super Battletoads, de 1994, para o Game Boy.

Quem revelou o port nunca lançado foi Paul Machacek, ex-produtor e engenheiro do estúdio que contou detalhes sobre o projeto cancelado em entrevista a RareFanDaBase.

Super Battletoads seria um game inspirado no título homônimo lançado para fliperamas no Japão em 1994. Segundo o produtor, o game já estava "100% finalizado e aprovado pela equipe de testes", mas acabou descartado porque o arcade original teve um desempenho abaixo do esperado.

Machacek conta que o cancelamento do projeto foi o mais "incômodo" de sua carreira. Na sequência, o desenvolvedor seguiu para o projeto de Donkey Kong Land.

"Em 2015, durante o desenvolvimento do Rare Replay, com membros antigos da Rare dizendo para mim 'não seja bobo, esse jogo nunca existiu', nós o encontramos em um disco antigo", contou.

"Um dos engenheiros aqui tinha um emulador de Game Boy e nós arrastamos o arquivo e esperamos ansiosamente. Ele funcionou! Eu não podia acreditar, ninguém tinha visto esse jogo em quase 22 anos, e eu era a única pessoa que lembrava de sua existência", explicou.

Super Battletoads seria o quarto jogo da empresa para o console portátil da Nintendo - lançado na sequência de Battletoads, Battletoads in Ragnarok's World e Battletoads & Double Dragon.

A série, vale lembrar, ganhará um novo jogo para o Xbox no ano que vem. O título foi revelado pela Microsoft na E3 2018, mas ainda não tem data confirmada de lançamento.