Pc   Nintendo

Prime 2D, projeto de fãs, recebe demo jogável de aproximadamente 20 minutos

O jogo nasceu como uma piada de primeiro de abril em 2004

Por Daniel Trefilio 05.04.2021 18H11

A Team SCU, equipe por trás da criação de Prime 2D liberou uma demo jogável para PC do remake de Metroid Prime completamente reimaginado em 2D.

O jogo começou em 2004 como uma brincadeira de primeiro de abril, com screenshots falsas de um projeto que sequer existia, mas a sua ideia incial já estava presente na cabeça da equipe que formou a Team SCU e, durante os últimos 17 anos trabalhou em Prime 2D, com atualizações de progresso em seu fórum oficial. 

Reprodução / Prime 2D Team SCU

Em 2017, após 5 anos sem muitas novidades a Team SCU postou que, apesar do silêncio, o desenvolvimento nos 5 anos anteriores deu um salto bem promissor, e no dia 1 de abril de 2021, postou novamente liberando uma demo jogável de 20 minutos do que seria o remake completamente em 2D de Metroid Prime, originalmente lançado para o Game Cube.

Durante a demo é possível destravar algumas melhorias de armadura como a morphball, os clássicos mísseis, liberados após uma batalha contra um chefe bem divertida e interessante. Os controles lembram o de jogos 2D com mira livre como A.R.E.S.: Extinction Agenda, mas a produção é carregada de nostalgia e elementos familiares. Ainda que a sonorização seja excelente, fica faltando a trilha sonoro, um dos elementos mais marcantes da franquia original. 

Reprodução / Prime 2D Team SCU

A franquia Metroid está sem receber um novo título desde Metroid: Samus Returns, de 2017, e este cenário não parece muito promissor desde que Metroid Prime 4 foi adiado indefinidamente e teve seu desenvolvimento reiniciado do zero pela Retro Studios.

Prime 2D, que traz sprites que remetem ao auge da era 16 bits e sonorização impressionante para um conteúdo desenvolvido por quatro pessoas, não é a primeira tentativa da comunidade reimaginar jogos da franquia da Nintendo, Em 2016, Another Metroid 2 Remake, remake de Metroid 2: The Return of Samus, foi lançado para pouco mais de um dia depois ser tirado do ar pela Big N por violação dos direitos de uso de propriedade intelecutal, e é bem provável que Prime 2D tenha o mesmo futuro em breve.

Reprodução / Prime 2D Team SCU

A Nintendo sempre foi extremamente rigorosa com a utilização de suas propriedades intelectuais, não apenas em jogos mas em qualquer tipo de mídia, mesmo se tratando de franquias que atingem um público menor se comparadas a Zelda e Mario, como é o caso de Metroid, mas enquanto o jogo ainda está disponível a demo pode ser encontrada na postagem no fórum da Team SCU.